Se você já foi a um cinema, as chances são que você já viu uma lâmpada de xenon no trabalho. A maioria dos projetores de cinema usá-lo por causa de seu brilho incrível. A lâmpada de xenon também está se tornando muito popular nas estradas. Você deve ter notado a sua luz brilhante azulado como um carro que você passou na estrada. Lojas de peças automotivas comercializar este farol brilhante para os entusiastas do carro em busca de uma parte after-market que vai dar seu carro um estilo distinto. Mas o que é uma lâmpada de xenon, e como ele é diferente do bulbo menos caro que as pessoas usam todos os dias? História
O início lâmpada incandescente utilizada de um filamento de tungsténio para dentro de um vácuo, a fim de evitar que o filamento de ser oxidado. No entanto, essa lâmpada tende a escurecer com o tempo devido a um processo chamado de sublimação (ou evaporação). Para abrandar este processo, os fabricantes começaram a utilizar azoto ou árgon, que são gases inertes. Estes retardou a sublimação, mas também reduziu a luminosidade da lâmpada. Hoje, alguns fabricantes utilizam outros gases inertes, como o criptônio ou xenônio, para aumentar o brilho.
Os fatos
A lâmpada incandescente normalmente tem um design bastante simples. Quando aparafusada a uma fonte de energia, electricidade viaja para o bulbo de um contacto de metal com a outra, passando através do filamento de tungsténio. Os átomos do filamento são atingidos pelos elétrons, fazendo-os vibrar (o que chamamos de "calor" é na verdade vibração). Alguns dos elétrons que estão ligados aos átomos do filamento são batidos para um nível superior, e como eles retornam a sua órbita original, eles liberam energia na forma de fótons, dando-nos a luz, ou "incandescência".
Tipos
Porque a lâmpada comum é bastante ineficiente e não é brilhante o suficiente para alguns fins, a luz halógena foi desenvolvido. Baseia-se no mesmo processo, mas com materiais diferentes. A lâmpada de halogéneo também usa o filamento de tungsténio, mas a lâmpada é muito menor e é feita de quartzo. Além disso, o gás usado para encher a bolha é diferente. Utilizando um gás de halogénio permite o filamento a durar mais tempo a temperaturas elevadas. Normalmente, o gás de halogénio faz-se a menos de 1 por cento do total de gases, com um gás inerte, tal como árgon, xénon ou cripton, tornando-se o resto. Xenon gás dá o melhor desempenho global, mas ao custo mais elevado.
Custo
Devido à raridade de gás xenônio, a lâmpada xenon é mais caro do que um típico lâmpada. Além disso, a lâmpada de xenon fica muito quente, por isso precisa ser alojados em quartzo em vez de vidro, um processo mais caro. A lâmpada de xenon é comumente usado em projetores de filmes, pois pode fornecer a alta potência de luz necessária para projetar adequadamente imagens do filme nas telas distantes. Mas a sua vida útil esperada para este tipo de utilização é muito mais curto do que a lâmpada incandescente típico. Tudo isto acrescenta-se a tomada de lâmpada de xenônio uma opção de iluminação caro.
Considerações
A lâmpada xenon está rapidamente se tornando uma escolha popular para os entusiastas de carros que gostam do distintivo brilhante- luz azulada e da ampla feixe de faróis de xenônio bulbo. No entanto, a luz azul desta lâmpada realmente vem de um matiz no vidro do farol, em vez de a partir do gás de xenon utilizada para enchê-lo. Há um "verdadeiro" lâmpada de xenônio que tem um design completamente diferente do que uma lâmpada de halogéneo típico. É comercializado como "xenon" ou "descarga de alta intensidade" (HID) lâmpadas. Ele se baseia em um projeto que produz um arco curto de energia elétrica em uma lâmpada de xenon preenchido e é mais caro do que os faróis convencionais.