Xénon Vs. Halogênio
Xenon e halógenas estão entre os dois tipos mais comuns de faróis automotivos. Embora ambas as luzes têm a mesma finalidade geral de iluminar a estrada para os condutores e tornando o carro mais visível para os outros na estrada, luzes de xenônio diferem muito das lâmpadas halógenas em uma série de áreas-chave. Tecnologia
faróis de halogéneo são versões em miniatura simples de luzes domésticas convencionais. Eles usam um filamento no interior de um invólucro de vidro para a produção de luz e uma série de reflectores para focar a luz na estrada. Luzes de xenônio usar uma habitação semelhante, mas empregam lâmpadas com gás xenônio preso dentro. O xenon faz com que a luz para queimar mais brilhante e prolonga a vida útil da lâmpada.
Custo
Uma das maiores diferenças entre halogéneo e faróis de xénon é o custo. Enquanto uma lâmpada de halogéneo padrão pode custar apenas alguns dólares, kits de conversão xenon aftermarket ou faróis de xenônio instalados de fábrica pode custar centenas de dólares. Além disso, as montadoras tendem a oferecer xenon luzes sobre modelos de luxo e esporte.
Longevidade
xénon duram muito mais tempo do que lâmpadas halógenas, compensando, pelo menos um porção do seu custo inicial. Xenon têm uma vida útil de entre 8.000 e 20.000 horas, o que significa que pelo menos metade das lâmpadas são produzidos deve durar este tempo. Faróis de xenon durar mais tempo porque o gás xenônio causa partículas do filamento ardente de resolver voltar no filamento quando a lâmpada está desligada, parcialmente restaurar a estrutura do filamento e atrasando-lo queimar.
Efeitos
xénon produz uma luz que é um pouco azul em tonalidade e mais focada na estrada na frente do carro. Em comparação, a luz que as lâmpadas halógenas produzem tem um elenco amarelo quente. Lâmpadas halógenas também queimar muito quente ao toque, enquanto as lâmpadas de xenon são muito mais frio durante a operação.
Controvérsia
Alguns motoristas têm manifestado preocupação com o brilho de faróis de xénon, o que pode ser uma causa de distração para os outros condutores. Isto é devido à maior intensidade de cor azul e invulgar dos faróis xénon produzem luz. O fenômeno tem sido objeto de um estudo realizado pela Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário, ainda não existem leis ou recomendações contra o uso de faróis de xenônio.