óleo de motor sintético foi originalmente desenvolvido como uma alternativa de lubrificação para motores de corrida de alto desempenho. Nas últimas décadas, óleo de motor sintético tornou-se uma opção comum para os proprietários e mecânicos de carro. Em muitos aspectos, o óleo sintético é semelhante aos óleos de motores tradicionais à base de petróleo, e os dois podem ser utilizados indistintamente na maioria das aplicações. No entanto, o óleo sintético oferece certas vantagens que o tornam a escolha preferida em algumas situações. Óleo sintético Duração
Uma das principais vantagens do óleo sintético óleo de motor mais tradicional é a sua maior vida útil. Na maioria dos tipos de motores e sob quaisquer condições de condução, o óleo sintético tem intervalos de troca recomendados menos freqüentes do que óleo de motor tradicional em circunstâncias semelhantes. Mobil, fabricante de alguns dos primeiros óleos sintéticos para automóveis de passageiros, os intervalos de troca originalmente recomendado de até 25 mil milhas. Este valor foi revisto em breve, mas até mesmo um intervalo de mudança de padrão de 7500 é muito maior de 3.000 milhas para óleos de motores tradicionais. Isto é porque o óleo sintético do motor é tanto mais lento para decompor quimicamente e menos susceptíveis à evaporação ao longo do tempo. No entanto, ainda é provável que se torne contaminado eventualmente, e uma programação de serviço regular ainda deve ser observado, mesmo que as leituras do nível de óleo do motor é normal.
Composição Química
A composição do óleo sintético do motor também é superior à do óleo de motor tradicional. Como os seus componentes são produzidos sob condições controladas, em vez de por meio de um processo natural, o óleo sintético é livre de impurezas que constituem uma grande percentagem do volume da maioria dos óleos de motor tradicional. Substâncias como fósforo e enxofre são contribuintes em geral para o desgaste do motor. Eles também prejudicar as outras partes de um veículo, tal como o catalisador e o resto do sistema de escape. Por ser ao mesmo tempo mais estável quimicamente sob condições variáveis e que contém menos aditivos indesejáveis, óleo sintético causa menos problemas;. Aqueles que não causa pode ser mais facilmente resolvido através de projeto do motor refinado e engenharia química do próprio óleo
Outras Vantagens
Óleo sintético oferece uma série de vantagens adicionais. Óleo sintético não perde a sua capacidade de fluir bem em clima frio, por isso é o preferido para carros dirigidos em climas frios. Os óleos sintéticos também melhor e mais consistente desempenho em altas temperaturas, e por isso são frequentemente recomendada para motores de alto desempenho. A sua estabilidade química torna menos propenso a alterações a longo prazo na viscosidade devido à temperatura ou contamination.The resultado líquido de todas estas vantagens é a lubrificação superior do motor. Isso pode resultar em uma vida mais longa do motor, melhor eficiência de combustível e uma operação mais suave.
Ambiental Benefícios
Tal como acontece com a maioria dos produtos tradicionalmente feito a partir de óleo, óleo do motor é um assunto de debates ambientais em curso. O aumento do preço do petróleo tem um efeito direto sobre o preço do óleo de motor, ea escassez natural do petróleo (e seu status como um recurso não-renovável) indicam que é improvável que esta tendência para nunca ser revertida. A procura de produtos petrolíferos leva a um aumento de perfuração, o que é prejudicial para o meio ambiente. O óleo sintético é imune a este processo, por isso muitos grupos ambientalistas defendem sua use.Disposal de óleo do motor é outra preocupação. Embora uma grande percentagem de óleo do motor é refinado e reutilizado, quer como óleo de motor novo ou como um lubrificante industrial, o próprio processo de reciclagem consome muita energia. Óleo sintético, que geralmente dura mais tempo antes de precisar ser mudado, coloca menos pressão sobre o sistema pelo qual o óleo pode ser reciclado.
Desvantagens
óleo de motor sintético tem alguns desvantagens em relação ao óleo de motor derivado do petróleo. Os compostos químicos que compreendem determinados tipos de óleo sintético pode quebrar ao longo do tempo, levando a uma descarga acidental para o ambiente. Além disso, o óleo sintético não é apropriado para motores novos, devido ao seu baixo coeficiente de atrito. Isso é importante para os motoristas que desejam usar óleo sintético em um carro novo com um motor que de acordo com as especificações do fabricante devem ser "quebrado dentro" Em casos como estes, o motorista deve mudar para óleo sintético só depois que o veículo tenha sido quebrado em usar óleo do motor oil.Synthetic tradicional é mais caro do que o óleo do motor à base de petróleo, embora este custo geralmente é compensada pela sua vida útil mais longa. Além disso, o preço do óleo sintético tende a cair à medida que novos métodos para a sua produção são criadas, enquanto o preço do petróleo tradicional provavelmente vai subir, juntamente com o preço de commodities de petróleo bruto.