Todos os automóveis de estrada vai ter um conjunto de algum tipo de filtro de ar. Estes dispositivos simples, mas crucial, destinam-se a manter a poeira e detritos de estrada para fora do motor. Mesmo as pequenas partículas de poeira pode danificar os componentes internos delicados de um motor quando ele é submetido a calor extremo da combustão; aqueles motores que utilizam sensores internos para injecção de combustível são ainda mais susceptíveis. Finalidade
filtros de ar usam uma variedade de meios de comunicação, mas a idéia básica é permitir o máximo de ar possível para entrar o motor enquanto estiver prendendo tudo o que poderia danificá-lo. Esta tarefa, aparentemente simples, é, na verdade, um pouco mais complicado do que parece. Vácuo do motor faz o seu melhor para puxar tudo através de pequenos orifícios do filtro de ar.
Função
Quase todos os filtros de ar são como redes. Idealmente, os buracos do filtro de ar só seria grande o suficiente para passar os átomos individuais de oxigênio através, excluindo qualquer coisa não é necessária para a combustão. Isto também inclui átomos de nitrogênio em um mundo perfeito (que representam cerca de 78 por cento da atmosfera do nosso planeta por volume). Na verdade, isso não é fisicamente impossível; átomos de oxigênio são fisicamente menores do que o nitrogênio de e muito menor do que qualquer poeira ou partículas
Considerações
Embora o faria. ser teoricamente possível construir um filtro de oxigênio atômico, o fato é que os "threads" (moléculas) usados para fazer a "net" seria muito maior do que os buracos por onde passa o oxigênio. Isso representaria um sério obstáculo ao fluxo de ar, o problema básico para qualquer filtro de ar. Se, por exemplo, é usado um filtro com 4 furos em todo o mícron (um pó de partículas medidas de cerca de 5 microns), você teria que usar fios que eram cerca de 1/30th da largura de um cabelo humano para passar o máximo de ar você está bloqueando.
Plissar
Digamos que você fosse construir um filtro para capturar partículas de poeira (5 microns), utilizando a mais fina de cabelos humanos (cerca de 50 microns ) como um material de filtro. Agora, vamos supor que a entrada principal do motor é um quadrado de 4 por 4 polegadas. Está seria necessária uma superfície de filtro que era dez vezes maior do que a válvula de admissão de ar suficiente para passar, o que chega a cerca de 13-a-13 polegadas, porque o cabelo é 10 vezes mais espessa do que os furos. Isso não é uma quantidade enorme, mas o entupimento torna longe de ser adequada. Uma vez que o filtro começa captura as partículas de pó, o número de orifícios através dos quais o ar pode passar reduz exponencialmente, necessitando de um filtro cada vez maiores medida que o tempo passa. É por esta razão que os fabricantes plissado (dobra) do meio filtrante de volta sobre si mesmo centenas de vezes. Isso garante que há buracos suficientes no filtro de ar, mesmo depois de passar vários anos de trapping poeira.
Materiais
Os filtros podem ser feitas de vários materiais diferentes. O mais comum é o papel seco ou gaze de algodão, mas outras opções incluem espuma e algodão impregnado de óleo. Filtros de espuma normalmente fluir muito bem, mas não são muito duráveis. O óleo impregnados de óleo filtros de algodão ajuda a partículas de poeira para ficar com as fibras, o que significa que os buracos podem ser maiores flua mais ar. Muitos filtros desempenho do aftermarket são deste tipo.