Durante a primeira parte da terceira iteração, seminal pony-car da Chevrolet chegou perigosamente perto de deslizamento de garanhão para castrado. O corpo era tudo novidade, mas pela primeira vez desde a sua introdução, os compradores tiveram que pagar extra para um seis cilindros. Novo motor de base do Camaro foi o LQ9 de quatro cilindros - um motor de 88 cavalos de potência que, pelos padrões de muitas pessoas, foi francamente falta para um carro de estatura e reputação do Camaro. O opcional de 2.8 litros V6 foi uma enorme melhoria para o LQ9, mas o motor do modelo de 1985, ainda estava longe de ser ideal para este carro. O 2,5-litro LQ9
Também conhecido como o Iron Duke, o motor de 2.5 litros é um direto, parafuso-in substituto para o V6 de 2.8 litros. A boa notícia é que 2,5 litros são baratos e pode pescá-lo em torno de 35 milhas por galão. A má notícia é que eles são lentos - levando cerca de 14 segundos para ir de 0 a 60 mph e cerca de 21 segundo através do quarto de milha. Qualquer V6 bem construído vai colocá-lo em uma faixa de quilometragem comparável para sobre o mesmo dinheiro.
Qualquer 2.8 litros V6
Qualquer motor de 2.8 litros a partir de qualquer parte de trás -wheel drive veículo GM vai parafuso diretamente no lugar do 1985 2,8 litros. No entanto, a versão de 135 Camaro era o mais poderoso iteração da tração traseira (longitudinal) 2,8 litros, para a instalação de uma de qualquer outro modelo vai custar-lhe alguma força. Motores 2,8-litro a geração mais tarde-modelo Geração II e III (transversal, apenas com tração dianteira) não são um direto parafuso-in, eles usam um coletor de admissão diferente, colectores de escape e sistema de acionamento de acessórios. Um último modelo, o motor de tração dianteira vai fugir até a transmissão do Camaro, mas vai exigir do motor personalizado monta para se encaixar no chassis.
GM 3.1 litros
Também conhecido como o LHO, o litro 3-1 é um dos poucos motores que você vai encontrar como um parafuso-in de atualização para o 2,8 litro. O 3,1 litros é um upgrade fácil, já que ele irá aceitar o original coletor de admissão de 2,8 litros e sistema de injeção de combustível. Mesmo o mais poderoso LHO produzido apenas 5 mais potência do que o 2,8 litros de 135 cavalos de potência, mas produziu muito mais torque de marcha lenta através de mid-range do motor.
GM 3.4 litros
Este é o motor mais potente e moderno que irá parafuso diretamente no lugar do 2,8 litros. Conhecida formalmente como o L32, este motor produzia 160 cavalos de potência em forma de ação e usou o primeiro bloco de geração e cabeças, por isso tudo alinha como fez estoque. O L32 foi utilizado apenas em 1993 to1995 Camaros e Firebirds, todos os outros carros usando um V6 de 3,4 litros utilizado o motor "3400" de segunda geração, que não é um parafuso-in direto