Transmissões de corrida não são tão simples quanto eram uma vez. Meio século atrás, um piloto usado qualquer óleo que ele tinha que manter as engrenagens da transmissão liso. Trinta anos atrás, ele usaria o que o fabricante recomenda. Agora, no entanto, existem literalmente dezenas de diferentes tipos de óleos lubrificantes e hidráulicos projetados para produzir o melhor desempenho em um ambiente de corrida. Fabricante Recomendação
Este é sempre vai ser a aposta mais segura, especialmente nos dias de hoje, quando os fabricantes rotineiramente construir transmissões com um certo tipo de óleo em mente. Isto é especialmente verdadeiro para fluido de transmissão automática (ATF), a qual pode conter dezenas de diferentes modificadores de fricção, aditivos anti-desgaste especializados, detergentes e agentes anti-espuma. Transmissões modernos contam com um determinado coeficiente de atrito e viscosidade apenas a função, então você jogar com esses fatores em seu perigo. Sempre consulte o fabricante do óleo para determinar se o lubrificante é adequado para a sua aplicação.
Fatores de Corrida (transmissão manual)
transmissões manuais exigem um fluido muito escorregadio para reduzir o atrito , um líquido estável, que irá manter a sua viscosidade (espessura) em condições de alto calor e um forte molecularmente fluidos que vai resistir colapso sob o corte extrema e forças de pressão exercidas entre as engrenagens.
Fatores de Corrida (transmissões automáticas)
calor é o maior inimigo do fluido de transmissão automática, razão pela qual a maioria dos fluidos de corrida são formulados para controlar o calor e resistir a degradação térmica acima de tudo. Fabricantes de realizar essa tarefa parcialmente, fazendo o fluido escorregadio como possível, muitas vezes, através da incorporação de metais em suspensão, tais como molibdénio e elementos como enxofre. Como as transmissões manuais, transmissão automática também exigem uma fórmula que pode resistir a pressão de corte e quebra-induzida.
Tipos de óleo de engrenagem
óleos para engrenagens automotivas vêm em seis categorias básicas, variando de 1 a GL GL-6. O GL-1 e GL-2 são adequados apenas para razoavelmente pequenos motores que alimentam veículos leves. GL-3 é geralmente aceitável para a maioria dos veículos e podem conter anti-desgaste e aditivos anti-fricção. GL-4 é o fluido mais forte disponível que não usa o enxofre, o que pode danificar os componentes de latão e bronze. GL-5 óleos são adequados para todos, mas as circunstâncias mais extremas (como corrida de trator-reboque e Top Fuel), mas pode ou não conter enxofre. GL-6 é para o mais pesado de aplicações pesadas. A GL-4 irá funcionar na maioria das circunstâncias, mas não pode ser pesada o suficiente para resistir a ruptura entre o anel e pinhão presente em muitos transaxles corrida. Novamente, consulte o fabricante do óleo da transmissão e para verificar a compatibilidade.
Circunstâncias Especiais
Muitas modernos, veículos front-wheel-drive usar o mesmo óleo para lubrificar a transmissão e final-drive de alavancagem financeira. Isso vale para transaxles manual e automático da mesma forma, mas não pense que só porque o seu carro usa uma transmissão manual que exige um óleo de engrenagem manual tradicional. Alguns fabricantes preferem usar um fluido de transmissão padrão em suas caixas manuais em vez de óleo, especialmente aqueles que utilizam manuais automatizados controlados por computador.
Sytnthetic vs Mineral
Um óleo sintético quase sempre superam um óleo mineral em termos de resistência à degradação térmica, retenção de viscosidade, cisalhamento /resistência à pressão, o desempenho de baixa temperatura e lubricidade (escorregadio). No entanto, os materiais sintéticos tendem a ser um pouco mais reactivo, na presença de água, o que significa que elas não protegem bem contra a corrosão e podem, na verdade, absorve o vapor de água. Os óleos sintéticos podem não ser compatíveis com certos óleos minerais, alguns plásticos derivados de petróleo e certos metais. No entanto, a transmissão média automática ou manual provavelmente vai viver uma vida muito mais longa e mais frio com um sintético do que sem ele.