Para os não iniciados, um cabeçalho de exaustão (escapamento) parece pouco mais que bando de loucos de cobras de metal, todos entrelaçados em torno de si de forma aparentemente aleatória. Mas colectores de escape são cuidadosamente componentes que desempenham um papel importante em ditar a saída total e envelope de um motor de desempenho projetado. Boas manifolds pode aumentar consideravelmente o poder e economia de combustível, por isso vale a pena saber o que procurar quando for comprar. Velocity
Um colector de escape tem tubos primários (os que funcionam a partir da porta de escape para o coletor) que são dimensionados para otimizar a velocidade dos gases de escape em um determinado RPM (rotações por minuto). O modo mais comum para aumentar a velocidade do fluxo é a utilização de tubos de menor diâmetro, mais longas. O efeito pode, por demonstrada por sopragem através de uma palhinha de beber, e, em seguida, um tubo de papel-toalha. Ar que sai da palha vai viajar muito mais rápido após a saída do que a do tubo de papelão.
Velocidade e inércia
Embora possa parecer estranho pensar assim, ar tem massa e está sujeito às mesmas leis da inércia, como tudo o resto. Como se aplica a esgotar o fluxo, a inércia é a tendência de objetos em movimento a permanecer em movimento. Quanto mais rápido os gases de escape estão se movendo para fora do porto, o mais provável é que se manter em movimento, uma vez que o pistão deixa de empurrá-los para fora. Este efeito inercial é conhecido como "limpeza", e cria uma espécie de vácuo nos tubos primários de cabeçalho que sugam os gases residuais para fora da câmara de combustão, abrindo espaço para o ar fresco e combustível.
Back Pressure
Há um equívoco comum que um motor precisa de uma certa quantidade de pressão para trás no fluxo de escapamento para funcionar, mas isso não poderia estar mais longe da verdade. Voltar pressão é um subproduto dos tubos de pequeno diâmetro, uma vez invocado para manter a velocidade dos gases de escape de alta, e realmente age contra si mesmo velocidade.
Reversão
Reversão acontece quando os gases de escape em um tubo primário começam a comprimir e fluir para trás. Reversão é causada pela baixa velocidade do gás de exaustão e, geralmente, tende a acontecer em baixas rotações nos motores com grandes tubos primários e de escape. Este (em oposição a falta de pressão de volta) é por isso que grandes tubos primários tendem a reduzir a potência de baixa RPM.
Cross-primária de Carne
Este efeito ocorre quando um cabeçalho principal é acompanhado de um outro cilindro de que é de 180 graus fora de sincronia com o seu próprio fluxo de escape. Quando projetado corretamente, um tubo primário será de gases de escape de tiro através da conjuntura, enquanto o outro é a pressão está começando a cair. Isto cria um efeito de limpeza através do cilindro, onde os gases de escape de um cilindro são essencialmente sifão gases residuais a partir do outro.
Colectores que são concebidos desta forma (chamado "cabeçalhos de 180 graus") podem actuar como um tipo de compressor para trás, sugando gases de escape do motor como um vácuo. Para um exemplo de tais 180 cabeçalhos, um precisa olhar mais longe do que os usados em carros de corrida Ford GT40 originais.