De todos os diferentes tipos e graus de aço no mercado hoje, talvez nenhum tão varia em forma ou função, como aço inoxidável. No sentido mais amplo do termo, o aço inoxidável é qualquer liga de aço contendo pelo menos 10,5% de crómio, em peso. Isso, no entanto, é o mesmo que dizer que um "carro" é definido como tendo quatro rodas. O descritor "inoxidável" não leva em consideração todos os outros processos e materiais envolvidos na construção do metal. Estrutura
aços inoxidáveis cristalinas são divididos em três tipos de acordo com sua estrutura cristalina; ferratic, austenítica ou martensítica. Quando o minério de ferro sai do chão, é a estrutura cristalina é ferratic. Quando aquecido acima de 912 graus Celsius, os cristais realinhar para formar aço "austentitic" (que é aproximadamente tão suave quanto ferretic tratada, mas pode dissolver-se muito mais para um aumento da força de carbono). Aço martensítico tem uma estrutura cristalina ligeiramente diferente do que ferretic, é muito difícil e nítida, mas não é tão resistente à corrosão ou forte como outras formas
Resistência à Corrosão
que separa o aço inoxidável das outras qualidades que utilizam o crómio é o facto de materiais em aço inoxidável usar suficiente de crómio para o revestimento de cada um dos cristais de ferro individuais. Quando expostos a químicos corrosivos e de oxigénio, o crómio forma uma camada microscopicamente fina de crómio e óxido de "ferrugem", que protege o material abaixo. Embora menor do que o 10% quantidades de cromo que ajudam a aumentar a resistência à corrosão, o efeito é acertar ou errar. A analogia é como vestir um colete à prova de balas feito de tiras de Kevlar e papel crepe alternada, é melhor do que nada, mas você se tanta chance de levar um tiro que não. Aços inoxidáveis verdadeiros contendo pelo menos 10,5% de cromo são como um colete à prova de balas cheio. Quanto mais cromo que existe, o mais grosso dos aços "armadura".
Precipitation endurecimento Martensítico (PHM)
Alguns dos aços mais difíceis na Terra são PHMs. PHMs começar como qualquer outro aço martensítico, mas estão sujeitos a um processo de têmpera diferente. Com este material, o aço é sujeita a temperaturas muito elevadas por longos períodos apenas abaixo do nível de solubilidade máxima do aço. Quando aditivos super-aquecidos, como cromo e vanádio são adicionados, eles deslizam sem esforço em matriz de cristal do ferro e expandir. Esta técnica é chamada de supersaturação, e pode ser comparado a fazer o chá adoçado. Ao adicionar aos poucos o açúcar para o chá enquanto ele ainda está quente, você pode dissolver mais do que na água do que você poderia se você adicionar o açúcar de uma só vez em um jarro frio.
Duplex Materiais
chamados materiais "duplex" são uma liga de uma espécie. Eles usam ou uma mistura de 50/50 ou 60/40 de aços austentite e ferrite para um bom equilíbrio de força e resistência à corrosão. Tecnicamente falando, não há diferença química pouco entre aços duplex e austentetics cromo-molibdênio-níquel comumente usados, exceto que os aços duplex normalmente têm mais de cromo e molibdênio, níquel e menos do que o aço austentetic. Estrutura cristalina do aço duplex permite mais dos materiais mais fortes, resistentes à corrosão e menos de outros metais com um único propósito como o níquel.