O público não pensar em velas de ignição muito até a década de 1990, quando uma série de fabricantes aftermarket despertou nosso interesse com campanhas publicitárias que prometiam grandes melhorias na economia de combustível, a potência, o torque ea pura número de unicórnios empinado fora do tubo de escape de qualquer carro. Algumas reivindicações têm se mostrado mais valioso do que os outros têm, mas todos eles dependem da aplicação e fichas utilizadas. Função Plug
velas de ignição são essencialmente uma medida curto-circuito, da mesma forma que os carburadores são um vazamento de combustível medido. Para carros com um distribuidor, o poder flui da bobina, através do distribuidor e cabo da vela e para o centro condutor do plugue. A carga elétrica salta a distância entre a ponta desse fio condutor e na cinta, aterrado para o bloco do motor por meio de tópicos da ficha. Sistemas de ignição sem distribuidores usar um computador para o tempo de ignição, e bobina-on-plug ignições evitam o cabo da vela e usar uma bobina diretamente ligado ao topo da vela de ignição.
Faixa de calor
Este é provavelmente o aspecto mais importante projeto de qualquer vela de ignição. Olhe para baixo dentro de qualquer uma das velas e você verá que a base da ponta de descarga é coberta com uma camada de cerâmica. Este é um isolador de cerâmica, e que preenche parcialmente o espaço entre a ponta e o interior do corpo roscado. A cerâmica conduz o calor para longe da ponta de descarga e para o corpo da vela de ignição, com um tampão de enchimento de cerâmica mais o intervalo corre mais frias do que uma com menos de isolamento, e este intervalo determina o calor do bujão. Velas quentes são boas até o ponto em que eles derretem, razão pela qual varia de calor mais frios são geralmente reservados para os motores de alto desempenho que têm o hábito de plugs fusão.
Diâmetro do fio
electricidade é como a água, em muitos aspectos, particularmente no que diz respeito à tensão, (o que é "temperatura" da faísca), corrente (a quantidade de energia eléctrica que flui através de um condutor) e o tamanho do condutor (o qual é como o diâmetro do tubo através do qual a água percorre). Se você colocar o dedo sobre a extremidade de uma mangueira de jardim, a água tem que sair mais rápido para manter o mesmo fluxo, o que faz com que ele disparar ainda mais. Diâmetro do fio do plugue funciona da mesma maneira, um fio de menor força a faísca para aumento da temperatura, a fim de manter a mesma amperagem ao saltar o fosso de ponta a pulseira de aterramento. O efeito líquido é que as pontas menores irá produzir uma faísca incandescente, em vez de um amarelo morno, o que aumenta drasticamente a capacidade do plugue para inflamar o combustível em torno dele.
Fio material
Esqueça tudo o que o hype do marketing sobre a platina, irídio ou antigravidade "unobtanium" dicas, a única influência que o material tem na ficha é que a alta temperatura, metais resistentes à corrosão, permitem que os fabricantes fazem eletrodo central da ficha tão fino quanto possível, sem que derretendo. O cobre é um dos melhores condutores eléctricos aí, mas mesmo os melhores ligas não são, como a temperatura ou a resistência à corrosão, como platina ou irídio. Finas pontas feitas de tais ligas permitirá que você executar um pouco mais de abertura - criando, assim, um maior faísca para inflamar o combustível mais rapidamente - mas os metais não significam muito em si
Correias múltiplas
múltiplas correias (plugs anunciados como "mais dois", "plus-four") permitem que a centelha de escolher o caminho de menor resistência, que proporciona um aumento na amperagem faísca. Enquanto aumentou amperagem é bom para um pouco mais de eficiência, é em última análise, menos eficaz do que o aumento da intensidade da faísca com um fio mais fino. Tiras múltiplas também ocupam espaço em torno da faísca que deve ser preenchido com ar e combustível, por isso, quando a centelha não sair, a mistura demora um pouco mais para queimar. Uma vez que a velocidade da frente de chama reduzida derrota o propósito de uma faísca mais quente, a melhor solução é usar uma única alça com o fio mais fino possível.