Radiadores, como trocadores de calor água-ar, não são muito bem sem o fluxo de ar para transportar o calor do fluido que eles contêm. Air permitida a estagnar em torno de aletas de refrigeração do radiador rapidamente satura com a energia térmica, e precisa ir embora o mais rápido possível para que o ar frio pode tomar seu lugar. A baixas velocidades, o radiador um pouco ajuda a compensar a falta de ar fresco que, caso contrário derrame através do carro grelha de abertura. Fixa-Blade, mecânico fixo Fan
Estes são o tipo mais básico de ventilador de arrefecimento do motor-driven. O ventilador mecânico de lâmina fixa normalmente atribui à polia da bomba de água, e gira em proporção direta com a rotação do motor. Isto funciona muito bem, desde que a potência e eficácia estão em causa, uma vez que o ventilador irá sempre puxar o ar através do radiador, enquanto o motor continua a rodar. Você é improvável encontrar um fã fixo em qualquer coisa, mas os motores industriais e agrícolas estacionários, que tendem a correr por horas a fio em uma rpm constante e que não iria receber um fluxo de ar de arrefecimento contrário.
Fixa-Blade, Clutch-Driven Mecânica Fan
Quase todos os motores de automóveis modernos, utilizando um ventilador mecânico usam algum tipo de embreagem. Fãs embreagem vêm em duas variedades, sensores de temperatura ou rpm limitados. Fãs de detecção de calor usam o calor transferido através da bomba de água para expandir uma bobina de metal no interior do cubo do ventilador. Esta bobina de metal expansão bloqueia as pás do ventilador ao eixo da bomba de água, envolvendo, assim, uma vez que o ventilador do refrigerante chega a uma dada temperatura. Os fãs rpm limitados usar um acoplamento viscoso entre as pás do ventilador e hub que limitam a velocidade do ventilador e, assim, a quantidade de energia que pode minar a partir do motor.
Flex-Blade, Clutch -Driven ou fixo Fan
Alguns fãs desempenho usam lâminas flexíveis que podem mudar o ângulo ou campo. O ventilador lâminas padrão para um ângulo agudo em baixas rotações, puxando assim o máximo de ar através do radiador possível. Com o aumento da RPM, pressão de ar nas lâminas os obriga a se achatar, diminuindo campo e, assim, o fluxo de ar. As lâminas irá encontrar equilíbrio em sua própria, fixando-se em alguma altura em que a pressão do ar diminuiu já não podem levá-los a achatar. Este conceito é funcionalmente semelhante ao ventilador rpm-limitado, mas supera o acoplamento viscoso com sua simplicidade e massa reduzida. O flex-ventilador pode ser embreagem-driven, mas a sua resistência é baixa o suficiente para que ele continua a ser uma opção viável para o centro fixo.
Ventoinhas
Vamos começar por dissipando um rumor. Ventiladores elétricos são realmente menos eficiente do que ventiladores mecânicos na conversão de potência do motor para o fluxo de ar dentro de uma faixa estreita de fluxo de ar. O ventilador mecânico é, para todos os intentos e propósitos, quase perfeito quando usado em sua rpm ideal, motor de um ventilador elétrico só funciona em cerca de 90 por cento de eficiência, e tira poder de um alternador, que é apenas de 70 a 90 por cento eficiente. A vantagem do ventilador elétrico é que ele roda em um rpm e um rpm apenas, o que significa que os engenheiros possam moldar suas lâminas para maximizar a eficiência a essa velocidade. E quando os fãs não estão funcionando, eles poderiam usar o fluxo de ar que passa através do radiador para gerar energia e alimentar-lo de volta para o sistema de carga do veículo.