A percepção pública sobre o óleo do motor evoluiu bastante ao longo dos anos. Era uma vez, um "premium" mudança de óleo envolveu a mistura um pouco de óleo de engrenagem em um lote de padrão de 40 de peso para aumentar a longevidade do motor. Hoje em dia, os motores operam sob um conjunto inteiramente diferente de parâmetros, e as regras relativas à lubrificação mudaram para corresponder. Noções básicas de lubrificação
O petróleo é uma substância muito complexa, muito mais do que simplesmente algumas ações escorregadio derivado do petróleo que mantém os rolamentos lisos. Oil contém dezenas de fricção e desempenho modificadores, talvez nenhum tão pertinente como aqueles que modificar a viscosidade. Taxa de fabricantes viscosidade do óleo em uma escala numérica, dependendo da espessura é, um óleo 5 de peso é quase tão fino como água da torneira, enquanto um óleo 105-peso flui como mel frio. Óleo afina como ele fica mais quente, razão pela qual os fabricantes adicionam modificadores para criar óleos multi-viscosidade. Um óleo 5W-30 vai "agir" como um óleo 5W quando o frio (o "W" está para o inverno, aliás), e de 30 de peso quando quente.
A lógica por trás Oil Grosso
balançar um martelo em um balde de 5 litros de água. Agora, adicione um pouco de cimento para o e tente novamente. Lave as mãos antes de tocar no mouse novamente. Óleo grosso é muito mais resistente ao impacto que o óleo fino, e tende a resistir a avaria através de cisalhamento. É por isso que é o lubrificante preferido para grandes motores a diesel e caixas de velocidades. Preferido um óleo de motor peso-pesado veteranos por sua capacidade para preencher as lacunas no motor, manter as peças separadas e absorver tensões de impacto. Óleo grosso, em geral, aumentar a longevidade do motor, formando uma barreira de impacto entre as partes e deixando uma película nas peças depois que o motor arrefecido.
A lógica por trás óleo fino
óleo mais fino não resistir a forças de cisalhamento, bem como óleo mais grosso. Enquanto isso soa como uma coisa ruim, essa propriedade do óleo mais fino permite que ele rapidamente "separado" em um nível molecular. Essa separação permite que ele flua facilmente em lugares que o óleo mais grosso não podem chegar e lançar rapidamente fora de peças que não deve furar. Óleo mais fino vai reduzir o arrasto parasita no motor, aumentando a economia de combustível, potência e torque. Enquanto o óleo mais fino não se ater às partes, bem como óleo espesso, que compensa a deficiência, facilitando a partida do motor e rapidamente dispersar através do motor depois.
O que se resume a
motores modernos operam com tolerâncias muito mais apertados do que os mais velhos, e muitos usam lubrificantes de filme seco e metais de alta lubricidade nos rolamentos e desgaste das superfícies. Folgas apertadas significa que há menos espaço entre os componentes do petróleo para espremer, que é definitivamente um problema para lubrificantes de alta viscosidade. Usando um lubrificante muito grossa pode muito bem privar certas partes do sistema de lubrificação do seu motor, ou podem reduzir o fluxo de tal forma que o componente sofre um desgaste prematuro. Os componentes de alta lubricidade usados em motores modernos, em grande parte negar os benefícios do óleo mais grosso no arranque, uma vez que nunca perde totalmente a sua capacidade de auto-lubrificar. Enquanto isso soa um pouco banal, basta ir com qualquer faixa de peso o fabricante recomenda. Provavelmente, você pode sair com um maior peso de 10 ou óleo de menor viscosidade para compensar condições extremamente alta carga ou de baixa temperatura, mas salvar o lubrificante 90 de peso para o seu diferencial.