Catalisadores pode não ser a desgraça que costumava ser, mas eles nunca vão ajudar cavalos de potência. Quando aftermarket "de alto fluxo" gatos surgiu como uma espécie de nicho da indústria no final dos anos 90, eles eram essencialmente apenas rebranded ações gatos com núcleos ligeiramente maiores e os acessórios corretos para torná-los um bolt-on de substituição. Modernas gatos de alto fluxo são muito mais sofisticados, mas como uma grande diferença que eles fazem depende mais da configuração do seu estoque de qualquer coisa que o fornecedor de peças faz. Conversor Basics
Não há nenhuma mágica por trás como um conversor é construído, é essencialmente a apenas dois quarteirões do favo de mel-como cerâmica - os núcleos - dentro de uma caixa de metal. O interior das passagens de mel-pente, chamados de "micro-dutos," têm um revestimento de metais preciosos platina e ródio no primeiro bloco, platina e paládio no segundo. Os gases de escape saindo do motor transportar combustível não queimado, óxido de nitrogênio e moléculas de monóxido de carbono. Moléculas de óxido de azoto que entram no primeiro bloco de perder um átomo de azoto ou um átomo de oxigénio; estes átomos de re-forma para produzir oxigénio inofensivos e azoto gasoso. A platina no segundo bloco agarra átomos de oxigênio, que se combinam com o combustível não queimado para produzir calor. Esse calor faz com que a vara de oxigênio extra para as moléculas de monóxido de carbono, transformando as moléculas em dióxido de carbono.
Alta-Flow Conversores
Existem três maneiras básicas de fazer um conversor fluxo de gás de escape mais: aumentar o tamanho do conversor e, portanto, o número de micro-condutas, aumentar o tamanho das micro-condutas, ou diminuir a espessura das paredes do material do núcleo. Simplesmente aumentar o tamanho do conversor irá fluir mais, mas irá reduzir a densidade do gás através das micro-condutas. Isso vai cair taxa de reação do conversor, que cai a temperatura e reduz a função do conversor. Aumentando o tamanho das condutas faz essencialmente a mesma coisa, prejudicando o desempenho, reduzindo ainda mais a quantidade de material do núcleo. A opção final e, provavelmente, o melhor é o de reduzir a espessura das paredes do núcleo, o que permite um maior número de condutas em um espaço menor.
Conversor Eficácia
Como também um conversor de aftermarket trabalha em uma determinada aplicação depende de quão bom ou ruim o conversor original estava em primeiro lugar. Antigo lead-pellet conversores eram verdadeiros tijolos na corrente de escape, atuando como uma rolha para esgotar o fluxo e dar conversores como um todo, um mau nome. Mas conversores deu um grande salto em frente nos anos 1980 e início dos anos 90, quando os núcleos de cerâmica bater o mercado. Substituir um velho conversor de chumbo-pellet com um conversor nova cerâmica ou metal-core-core ou despejar o conversor completamente é a certeza de produzir melhorias impressionantes em potência e torque, mas isso é só porque o conversor original é tão terrível em primeiro lugar. Estes dias, um conversor de estoque flui bem o suficiente para que as melhorias são geralmente marginal.
Banco Converter Vs. Aftermarket
Em 2006, "Import Tuner" realizaram um teste verdadeiramente de referência de substituição de cerâmica-core e metal-core conversores de reposição, bem como o "uso off-road só" tubo de teste. Em forma de ação, é projeto Civic colocar 147 cavalos de potência e 105 libras-pé de torque para o chão. Substituindo o conversor de estoque com uma unidade de cerâmica-core aftermarket trouxe essas leituras até 150 cavalos e 107 libras-pé, enquanto uma unidade de metal-core com paredes mais finas pegou uma potência e nenhuma melhoria no torque. Livrar-se do gato completamente era bom para 152 cavalos de potência e 108 libras-pé. Uma vez que o gato do Civic é bastante típico do que vemos hoje, chamamos isso de melhoria 0,98 por cento para o gato de cerâmica, de 1,02 por cento para o MC e 1,03 para o tubo de teste.
Metal Vs. Núcleo cerâmico
Enquanto conversores de metal-core irá ajudá-lo a pegar um pouco de energia em um aplicativo padrão, um gato de metal-core faz o seu melhor trabalho por trás motores turbo. Um metal-core resiste a danos causados pelo calor melhor do que o de cerâmica, que pode facilmente superaquecer, crack e colapso quando submetido a relações ar /combustível excessivamente ricos. Isto dá ao construtor do motor um pouco mais de margem de manobra em termos de ar /combustível ratio. Turbocompressores são particularmente sensíveis às restrições na corrente de escape, o que significa um gato de metal de núcleo pode ajudar a melhorar a resposta de impulso e potencial. Mas na maioria dos casos, um núcleo de cerâmica deve ser suficiente
Emissões Testes e Legalidade
O Fed declara unilateralmente que um conversor compatível com OBD-II -. Geralmente pós-1999 e já em 1994 - deve ter um conversor comparável OBD-II como um substituto. O mesmo vale para os conversores produzidos antes de 1994. Mas as leis estaduais acabará por ditar o que você pode e não pode fazer. Muitos estados que fazem teste para emissões não fazer uma inspeção visual, o que significa que você poderia ter fadas mágicas em sua exaustão e isso não importa, contanto que o sniffer diz que é limpo. Nestes casos, você pode usar qualquer conversor que você quiser, desde que ele funciona - circunstâncias perfeitas para os proprietários de lead-pelota, desde mais novo metal e conversores de cerâmica-core tanto o fluxo melhor e mais limpo. Caso contrário, você vai precisar de um conversor catalítico, que é certificada pelo CARB (California Air Resources Board) ou EPA (Agência de Proteção Ambiental) e feito especificamente para o seu veículo.