Platinum Vs. Iridium velas de ignição e Gas Mileage
As velas são uma espécie de eixos, como, em que sua aparente simplicidade de construção e material de esconde um grande refinamento, tentativa e erro e especificidade de aplicação. A mais nova geração de vela do metal exótico dá um veículo oportunidades proprietário para otimizar o motor para realizar a sua maior eficiência. Faísca Basics plug
A vela de ignição é essencialmente apenas um fio muito grosso com uma pequena nele. No núcleo de qualquer vela de ignição tem uma longa haste de metal de cerca de 3 polegadas, uma extremidade da haste que se conecta à bobina de ignição através do fio de ficha ou o arranque e a outra está exposta. Por volta dessa vara é enrolado um isolador de cerâmica, e em torno de que uma caixa de metal. A energia positiva viaja através do fio da bobina salta a distância entre a ponta do fio e a caixa de metal, que funda para o bloco do motor. Uma cinta eléctrodo ligado à caixa de metal reage apenas ao longo da ponta, encurtando eficazmente a distância entre a ponta do fio e o caso. Desta forma, platina e irídio plugs são os mesmos.
Motor de Combustão
gasolina será auto-inflamável em algum lugar entre 250 e 500 graus, dependendo das condições e qualidade de combustível . Compressão de ar faz com que ele aquecer, prendendo toda a sua energia térmica em um espaço menor, quanto mais você comprimi-lo, quanto mais quente fica. Um motor a diesel usa este efeito de compressão-aquecimento para causar o seu combustível para auto-inflamável, apertando-se a mistura ar /combustível até entre 1/20 e 1/30 o seu tamanho original. Gasolina, contudo, mais fácil e inflama queimaduras mais rápido, por isso, um motor a gás utiliza compressão inferior - cerca de 10 a 1 - para espremer a mistura até imediatamente abaixo do seu ponto de auto-ignição, e uma faísca para superaquecer uma pequena bolsa de ar /combustível. Uma vez que o kernel do bolso ou inflama, as pressões em torno dele ascensão e que a chama se espalha em uma bolha aproximadamente esférica.
Calor e cobre
O plug ponta faísca e pulseira de aterramento existir em um dos ambientes mais severos e mais corrosivo que se possa imaginar. Altas temperaturas no cilindro pode derreter a ponta metálica fina e a cinta do solo, e essas temperaturas também aumentará drasticamente a taxa à qual o oxigénio no cilindro oxida e degrada o metal. Velas de ignição contar com excelente condutividade elétrica para ajudar a faísca manter sua energia e calor à medida que atravessa a lacuna, e isso significa que usando um metal altamente condutor como o cobre. Mas, ao mesmo tempo que é relativamente barato em comparação com materiais condutivos comparavelmente como prata, cobre também é extremamente susceptível a danos causados pelo calor e corrosão.
Revestimentos e materiais exóticos
Existem duas maneiras básicas para evitar o superaquecimento e quebra de pontas e tiras de cobre do solo. O método mais barato e mais simples é fazê-los de espessura, o que permite a transferência de calor mais rapidamente longe deles e para o bloco do motor. A segunda é para revestir a ponta e cinta com um metal mais resistente à corrosão como a platina e irídio, e isso é exatamente o que muitos fabricantes fazem. Tais revestimentos reduzir os danos causados pela oxidação e aumentar a vida útil da vela, mas eles não fazem nada para o desempenho ea economia de combustível. A única maneira de fazer isso é aumentar a intensidade da faísca, e que vem usando uma ponta de menor diâmetro. Platina e irídio oferecer níveis comparáveis de proteção, mas a platina é normalmente utilizado para revestimentos devido à sua vantagem de custo.
Fine Wire Plugs
A menor, a ponta mais fina reduz a diâmetro da centelha, concentrando-se, assim, a sua energia em um fluxo incandescente de plasma em vez de dispersá-lo em um mais amplo e mais frio lick de chama. Fazendo a vela ponta a partir do nada, mas muito robusto - e muito caro - platina ou irídio permite uma dica de pequeno diâmetro, que ainda pode resistir a corrosão e altas temperaturas. A faísca mais quente vai ajudar a melhorar a eficiência de combustão pela adição de mais rapidamente a temperatura da câmara, o que dá a frente de chama uma vantagem sobre o pistão subindo. A faísca mais quente e com mais energia também vai saltar uma distância maior sem soprar. A platina é resistente à corrosão, mas não tem o ponto de fusão extremamente elevado de irídio. Como tal, dicas de irídio pode ser feito muito mais fino do que a platina para concentrar a energia da faísca, sem fusão.
Otimizando o Plugs
Para realmente tirar proveito de suas fichas de desempenho caros , você pode precisar de ajustar o ponto de ignição ou acender abertura da vela. A abertura da vela um pouco maior faz o kernel chama maior, e isso significa que um mais rápido queimar. Alguns motores vai fazer melhor com mais ou menos de ignição adiantado, dada a abertura da vela grande e velas de arame fino. É algo que você vai ter que jogar com a otimizar as fichas para você motor e chassis específico. Há alguns ganhos menores de energia para ser tido com irídio vs platina em aplicações de corrida muito alta produção com sistemas de ignição poderosas, mas as chances são pequenas de que isso irá se manifestar na bomba. Irídio Fine-fio conecta mais de plugs de platina-fio fino - pode expandir o seu envelope de afinação em termos de avanço de ignição e abertura da vela, mas a diferença é insignificante a menos que você está ajustando apenas para enorme potência
O que se resume a
Então, velas de platina e irídio revestidos com um núcleo de cobre não vai aumentar a potência ou economia de combustível, eles vão apenas durar mais tempo e realizar mais consistente. Desempenho fichas-fio fino pode aumentar a eficiência, ajudando frente de chama para iniciar e espalhar um pouco mais rapidamente, o que potencialmente significa mais combustível queimado por evento compressão e menos desperdício de combustível. Ambos os plugs-fio fino de platina e irídio irá superar cobre com ponta de fichas, mas a capacidade do irídio para suportar altas temperaturas permite uma ponta plugue mais fino. No mundo real, porém, é improvável que você ver qualquer mudança mensurável na economia de combustível usando velas de irídio em vez de platina. Platinum fará tudo iridium faz fora das aplicações de corrida mais graves. Iridium pode dar construtores de motores uma ligeira vantagem em muito alta compressão, os motores turbo ou supercharged, mas esta vantagem não é susceptível de se traduzir em maior economia de combustível em um motor de rua.