Um tecto de abrir é um tipo de janela de automóvel que está localizado no topo da cabina. Eles têm a capacidade de ser aberta e pode ser operado manual ou mecanicamente. Tetos solares vêm padrão em vários modelos de carros de fabricantes como a Hyundai, Volvo e Honda, porém estão disponíveis como recursos opcionais atualizados nos modelos da Jaguar, Chevrolet e Toyota. Tetos solares não são normalmente encontrados em vans, mini-vans, ou picapes. História
O conceito de um teto solar nasceu a partir das aberturas do teto localizados em carroças puxadas carruagens. O primeiro teto solar é creditado ao fabricante automóvel alemão, Webasto, que produziu o primeiro teto da cabine ventilada em 1930. Referido como um "Pop-up", um painel de telhado foi aberto manualmente até três polegadas para trazer ar fresco para a cabine. No início de 1960, a Webasto atualizou sua característica de ventilação popular e fez o painel claro e capaz de ser completamente recolhida na parte superior do telhado através de um controle eletrônico. Um sistema embutido teto solar, onde os retrai painel de teto solar para o espaço entre o telhado eo interior da cabine, foi introduzido no mercado dez anos depois pela Companhia Tecto de abrir americano.
Tipos
Tecto de abrir
tecnologia e design se expandiu consideravelmente desde os primeiros projetos da Webasto, e agora muitos tetos solares são capazes de tanto retrair completamente e incline para proporcionar uma ventilação. Este estilo comum, referido como um "Spoiler", tem sido popular na Honda e modelos de carros de Saturno desde o início da década de 1990. As dimensões tendem a ser ligeiramente mais pequeno do que um tecto de abrir tradicional. Spoilers não ocupam qualquer espaço táxi porque retrair-se e sobre o telhado, tornando-se uma escolha popular em cupês e outros carros menores, que não pode dar ao luxo de perder espaço com um sistema embutido. Eles são controlados eletricamente.
Identificação
Nos últimos anos, o sistema de teto solar panorâmico tornou-se popular entre os carros de luxo de grande porte como o Cadillac SRX. Tetos solares panorâmicos são enormes painéis do teto opaco que se estendem ao longo dos bancos da frente e os assentos traseiros. Alguns modelos de carros usam apenas um painel panorâmico, como o Ford Flex, enquanto alguns usam dois ou três para fazer todo o telhado aberto, como o Pontiac G6. Devido ao seu tamanho, estes painéis não abrir totalmente ou retrair, embora muitos incorporar aspectos spoiler-tilt em seu projeto para permitir alguma ventilação.
Considerações
O tecto de abrir género estende-se para incluir as opções não-vidro bem. O "top de pano", ou teto solar dobrável, é um painel de vinil que cobre uma parte do telhado e dobra-se como um conversível para abrir a cabine. Topos de pano originado no projeto do carro europeu durante os anos 1970, e são exemplificados mais reconhecível no projeto Volkswagen Beetle 1976. Eles encerado de popularidade durante a década de 1980 e 1990, no entanto já estão sendo renovado através de carros populares americanas, como o Jeep Liberty.
Benefícios
tetos solares são capazes de ser adicionado ao carro mais modelos de pós-produção através do trabalho do corpo aftermarket. Embora o trabalho personalizado pode ser feito para incorporar qualquer tipo de teto solar em um carro, o estilo pós-produção menos invasiva e mais popular é o spoiler, uma vez que não necessita de todo o telhado da cabine para ser modificado.