Efeitos do nitrogênio em Tires
Usando o nitrogênio no lugar de ar nos pneus é novidade, a prática remonta à Segunda Guerra Mundial, quando o pessoal de serviço é usado para encher pneus de aeronaves de alta altitude. O ar frio fina em alta altitude faria com que o vapor de água em pneus cheios de ar para se transformar em cristais de gelo e do próprio ar a encolher, potencialmente resultando em um pouso pneu furado. Nitrogênio puro não contém vapor de água. Enchimento nitrogênio tornou-se muito popular entre os proprietários de frotas (particularmente sobre os operadores de caminhões na estrada) para essas e outras qualidades. Mais lenta perda de pressão
Embora possa parecer estranho pensar em dimensões físicas que entram em jogo em um nível atômico, o fato é que o átomo de nitrogênio é tamanho significativamente maior (em comparação com oxigênio) ajuda a manter o pneu inflado por mais tempo. A borracha butílica que reveste o interior de seus pneus não é completamente sólida; seu status como um polímero significa que (em um nível atômico) que mais se assemelha a uma rede do que uma folha. Esses minúsculos átomos de oxigênio acabará por trabalhar seu caminho através da rede, causando uma perda de pressão de ar. Nitrogênio vai vazar muito, mas a um ritmo muito mais lento.
Melhor economia de combustível
trabalho principal de um pneu é para agarrar a superfície da estrada para permitir a aceleração, frenagem e curvas . Ele faz isso usando tanto a aderência mecânica (capacidade da borracha de dobrar e deformar-se para agarrar pequenas imperfeições na estrada) e adesão molecular (cola-like "rigidez" do pneu quando quente). Reduzir ligeiramente a pressão da inflação pode aumentar ambos os tipos de aderência, bom para segurar, ruim para a economia de combustível. Pneus pegajosas aumentar a quantidade de esforço que o motor deve exercer para mover o carro, razão pela qual pneus do reboque do trator (que são otimizados para a economia de combustível sobre todos os outros aspectos) utilizam um composto de borracha de hard-rock rodando a 900-plus psi. Capacidade de nitrogênio para manter a pressão de ar do pneu pode ter um efeito perceptível sobre a economia de combustível, principalmente se o veículo muitas vezes passa a milhares de quilômetros em um curto período de tempo.
Durabilidade do pneu
Aumento dos níveis de aderência mecânica geralmente vêm em detrimento da durabilidade do pneu, que é uma das razões que as pressões mais baixas pneus inevitavelmente resultar em desgaste prematuro do piso. Pneus de grande diâmetro são particularmente sensíveis às mudanças na pressão do ar e desgastado aros são propensas a fugas. Uma maneira de determinar se seus pneus correr a pressão do ar cronicamente baixa é olhar para a banda de rodagem, se o pneu estiver gasto visivelmente mais sobre as bordas internas e externas do que no meio, então as probabilidades são suas pressões foram muito baixo
Adicionalmente, a utilização de azoto puro significa que o interior do pneu não será exposto a certos indesejáveis na atmosfera, incluindo vapor de água e oxigénio. Quando expostos ao calor e movimento constante, estes elementos podem trabalhar seu caminho para a borracha, degradando-a de dentro para fora. Na verdade, a parte externa do seu pneu vê tais elementos o tempo todo, mas você pode negar os seus efeitos através da aplicação de um protetor de borracha e condicionador, uma vez por mês ou assim. Não tive essa sorte com o interior.