Nitrogênio é uma tendência relativamente nova em pneus de automóveis, mas tem sido em torno de muito mais tempo do que muitos consumidores sabem. NASA, NASCAR, uma corrida de Formula e as companhias aéreas têm vindo a utilizar nitrogênio em seus pneus por muitos anos. É comum pensar que um caminhão de nitrogênio deve vir e entregar o gás para essas instalações. Na verdade, esses tanques de inalar o ar em torno deles e separar o nitrogênio, em seguida, armazená-lo em um tanque para o enchimento dos pneus. Pressão
pressão de ar adequada em um pneu é um fator extremamente importante. Pneus vazar naturalmente pequenas quantidades de ar a partir dos poros na borracha. O azoto é um gás mais denso que o ar comprimido e, portanto, tem moléculas maiores que escapam do pneu a uma velocidade mais lenta. Ingersol Rand afirma que o nitrogênio escapa de um pneu de 30 a 40 por cento mais lento que o de ar comprimido.
Água
Quando o ar é comprimido, uma grande parte dele é convertido em água . Essa água fica dentro do conjunto pneu e roda, causando oxidação. Isto pode causar danos caros para jantes personalizado. Esta água também pode causar oxidação da banda interna do pneu, fazendo com que a borracha para separar as bandas de aço. Esta separação, em uma escala grande o suficiente, irá causar a falha do pneu. Nitrogênio não produz água quando comprimido.
Temperatura
nitrogênio dispersa calor muito melhor do que o ar comprimido e isso leva a um refrigerador funcionando pneu. Esta é a principal razão para o seu uso pela NASA e companhias aéreas como calor excessivo pode causar falha catastrófica do pneu. Os pneus de um carro não se move tão rápido quanto aqueles em um avião ou um ônibus espacial, mas eles ainda passam por aquecimento e refrigeração constante. Nitrogênio ajuda a evitar o fracasso do calor excessivo.
Economia
Todos os benefícios somam um benefício que todos os condutores possam se relacionar, a economia de combustível. Um pneu com pressão adequada reduz a resistência ao rolamento, o que mantém a economia de combustível mais elevado. A temperatura também pode afetar o consumo de combustível, pois quanto mais quente um pneu fica, mais suave que a borracha se torna. Borracha macia cria mais resistência, diminuindo assim a economia de combustível. A National Highway Traffic Safety Administration afirma que pneus com nitrogênio pode salvar motoristas de 3 por cento nos custos de combustível.
Mistura
Assim como ocorre com o mito mistura de óleo sintético e convencional , alguns consumidores têm espalhado a idéia de que você não pode coroar um pneu cheio de nitrogênio com ar comprimido. Isso é absolutamente falso, o ar que respiramos é de 78 por cento de azoto e 21 por cento de oxigênio. Se estes gases podem coexistir na atmosfera, por que não em um pneu? A resposta é que eles podem ser misturados em qualquer altura e em qualquer proporção. A única desvantagem completámos um pneu cheio de azoto com ar é a perda dos benefícios de azoto. Você pode recuperar os benefícios de ter o pneu devidamente purgado e cheio de nitrogênio.