O sistema de ar condicionado automotivo tem sido em torno de um tempo agora, e é funções básicas ainda são os mesmos: levar o calor do compartimento de passageiros e liberá-lo para o exterior. Entender como cada componente do sistema faz a sua parte para atingir esse objetivo é fundamental para compreender e diagnosticar problemas de ar condicionado. O
O sistema de condicionamento de ar do sistema básico básico consiste no compressor, o condensador, o tubo de orifício ou válvula de expansão, o evaporador, o acumulador e os conjuntos de mangueiras.
Do compressor trabalho é mover refrigerante através do sistema. Ele puxa o fluido refrigerante do lado de baixa pressão e empurra-o através do lado de alta pressão do sistema.
A próxima paragem para o refrigerante, uma vez que atravessa o sistema é o condensador localizado na parte frontal do radiador do veículo. Como os movimentos de refrigerante através do condensador, que liberta o calor para o ar exterior. Depois de passar através do condensador, o refrigerante continua para o tubo de orifício ou uma válvula de expansão. Aqui, o fluxo de refrigerante é limitada e a pressão se acumula por trás dele. À medida que o refrigerante entra no evaporador, que absorve o calor do ar de sopro através das suas aletas. No outro lado do evaporador é o acumulador. Depois de deixar o acumulador, o fluido refrigerante é puxado novamente para o compressor.
A chave para compreender o ar condicionado é compreender os processos que fazem com que o fluido refrigerante ao mudar de um gás para um liquido e de volta para um gás.
O Compressor
O trabalho do compressor é mover o refrigerante, mas, como ele faz isso, ele aquece o refrigerante devido à compressão da mesma forma como o seu motor de carros aquece-se a mistura ar /combustível durante o curso de compressão. Ao entrar no compressor, o refrigerante é um gás de baixa pressão legal. Como ele se move através do compressor, torna-se aquecido pela compressão e sai como um gás de alta pressão aquecido. Agora precisamos remover o calor desenvolvido no compressor, o que é feito no condensador
The Heat Condensor câmbio
Duas coisas acontecem no condensador. . Como os movimentos de refrigerante para o condensador, que é um gás quente. Quando ele entra em contacto com os tubos de arrefecimento do condensador, tubos de absorver o calor e soltá-la através das aletas de arrefecimento para o ar exterior. Esta troca de calor arrefece o refrigerante e se condensa a partir de um gás num líquido. Como as saídas de refrigeração do condensador, é um líquido de alta pressão quente.
O Orifice Tube /Expansão Válvula
Como o refrigerante sai do condensador e através das linhas de alta pressão, que atinge o tubo de orifício ou uma válvula de expansão. Estes dispositivos são restrições que impedem o fluxo do líquido refrigerante. À medida que a pressão se acumula por trás da restrição, o refrigerante é forçado através de uma pequena passagem para o lado de baixo, se a pressão do sistema. Como ele se move através da passagem e é descomprimido, as mudanças de refrigerante de um gás de alta pressão em um gás de baixa pressão a frio. Esta mudança de estado ocorre como um resultado da descompressão rápida. Assim como quando o gás comprimido no compressor, ele aquece; descomprimido, ele esfria
evaporador
Como o ar quente do compartimento do passageiro. soprado sobre as barbatanas, este calor é absorvido e levado pelo refrigerante. Como as saídas de refrigerante no evaporador, agora é mais quente, mas ainda pode conter um pouco de gás líquido e frio, que pode danificar o compressor se ele encontrou o seu caminho de volta. Precisamos de uma forma de garantir que o refrigerante é um gás estável antes de retornar ao compressor. Isto é feito através do acumulador.
Acumulador
Depois de deixar o evaporador, o refrigerante é despejado no acumulador. Aqui, qualquer fluido refrigerante líquido remanescente é deixada acumular-se na parte inferior do acumulador até evaporar-se um gás. Também localizado na parte inferior do acumulador é um bloco de gel de sílica. Este pacote de gel irá absorver qualquer vapor de água e umidade que encontrou seu caminho para o sistema.
Resumo
O refrigerante muda de estado no condensador de um gás a uma líquido e, em seguida, novamente no tubo de orifício de um líquido para um gás. Isto, junto com as trocas de calor que ocorrem no condensador e evaporador são as funções básicas do sistema de ar condicionado.