Chevy 454 Especificações
O CID motor Chevy big-block 454 foi introduzido em 1970 como um mecanismo de deslocamento aumentado para Chevy e GMC caminhões, carros de tamanho normal de passageiros /veículos de alto desempenho e aplicações marítimas. O motor depois de uma série de outros motores de big-block baseados nesta plataforma originalmente concebido na década de 1960 e lançado como uma versão 396 CI em 1965 veículos modelo. Com ligeiras revisões de projeto subseqüentes ao longo dos anos, a 454 BBC não está mais em produção. Projeto e configuração
originalmente identificado como o motor de Mark IV, o 454 é definida com um bloco de ferro fundido em uma configuração de 90 graus "V", com quatro cilindros em cada banco --- espaçadas em 4,84 linhas de centro polegadas --- e incorpora válvulas à cabeça controladas por varetas. Cabeças de cilindro também são fabricados em ferro fundido. A árvore de cames das válvulas plana cadeia-driven está localizado ao longo de uma linha de centro diretamente acima do virabrequim. O deslocamento é conseguido através de um derrame cambota de 4,0 polegadas e um diâmetro do cilindro de 4,25 polegadas. Devido ao comprimento do curso do virabrequim e limitações de apuramento, GM projetou o 454 para usar balanceadores harmônica externamente equilibrada e flexplates /volantes. Este projeto do motor permaneceu praticamente inalterado até o advento do "Gen V" 454 em 1991.
Gen V
GM redesenhado alguns aspectos da do 454 em 1991 e rebatizou-o Gen V. Embora o diâmetro e curso permaneceu o mesmo, algumas das mudanças foram incorporadas para "modernizar" o motor e reduzir os custos de fabricação. Mudanças incluíram um bloco modificado e virabrequim que usou um selo de correio traseira de uma peça (versus o selo de duas peças anteriores), óleo de revista e passagens de fluido, e à eliminação de provisões para bombas de combustível bloco montado e suportes de embreagem. Além disso, o trem de válvulas ajustáveis foi eliminado. Esta versão do 454 permaneceu em produção até 1995.
Gen VI
Para o ano modelo 1996, a GM fez mudanças adicionais ao 454. É novamente reviu as passagens do sistema de arrefecimento para corrigir um problema que impedia a utilização das cabeças Mk idosas IV no bloco V Gen. Um un-usinado embreagem suporte patrão foi novamente lançada no bloco e alguns blocos também contou com a prestação da bomba de combustível mecânica novamente. Duas outras mudanças notáveis foram o uso de elevadores hidráulicos do rolo --- no lugar de levantadores de impulso planas --- e um "Vortec" cabeça do motor mais eficiente. O ano de 2000 foi o último ano para o motor 454 --- ele foi substituído por um motor significativamente diferente 496 CID. A partir de 2009, o big-block Chevy não está mais disponível em veículos de produção da GM, embora a GM ainda fabrica o 454 que está disponível como um motor de caixote.
Potência
O ano modelo 1970 viu a potência maior do 454, por duas razões: o mercado do muscle car era popular, e os padrões de emissão ainda não tinha sido apertada. O 454S de alto desempenho produzido 450 cavalos de potência e 500 lb-ft de torque. 1971 viu um pouco classificações reduzidas devido a mudanças --- taxas de compressão mais baixas --- para atender às normas de emissões e, a partir de 1972, as classificações foram mensurados às rodas traseiras, em vez de no volante do motor (HP) e reflete relativamente menor potência e torque. Embora não em produção por mais tempo, as 454S caixote GM produzir mais de 400 cv e 500 lb-ft de torque.