Produzido há mais de 40 anos, o grande bloco Chevy começou a ganhar notoriedade sério com a introdução do projeto do motor 6 Marcos. O Mark 6 blocos grande iria para veículos lendários de energia, como o LS6 Chevelle 1970, bem como veículos familiares cotidianas como station wagons. Introduzido em 1965 e interrompido em 1974, o grande bloco Mark 6 permaneceram disponíveis para aplicações especiais até 1991, quando a GM começou a produzir o motor Gen II. Marcar seis Basics
O Chevrolet Mark 6 Big Block foi introduzido em 1965 e foi o projeto que mais tarde viria a se tornou a base para vários motores de bloco grande da GM de vários deslocamentos. O Mark 6 começou como o motor de 396 polegadas cúbicas, que estreou no Corvette 1965 e veículos Chevrolet de tamanho normal. O bloco 6 Mark é um cartão de V8 de 90 graus com um eixo de comando, localizado no centro do bloco. As válvulas são um projeto inclinada destinado ao ângulo das válvulas de distância das paredes do cilindro e são abertas por varetas que montam na árvore de cames central montado. Exceto por algumas versões de desempenho de produção limitada especiais que foram lançados a partir de alumínio, o bloco Mark 6 foi lançado a partir de ferro. Produção de veículos de passageiros geral do Mark 6 grande bloco original terminou em 1974, embora a produção continuou para aplicações marítimas e especial-duty até 1991.
Virabrequim
a marca 6 usa uma fundido ou forjado manivela que está Tuftrided para melhorar a confiabilidade. Manivelas do elenco foram para uso de serviços em geral e manivelas forjadas foram usados em desempenho e aplicações pesadas. O bloco do motor Mark 6 foi projetado para usar um selo de manivela traseira de duas peças. Os principais jornais de manivela na marca 6 foram 2,7482-2,7492 polegadas de diâmetro. A revista principal traseiro tinha um diâmetro de 2,7478-2,7488 polegadas. O bloco 6 Mark estava disponível com duas ou tampas dos mancais principais com quatro furos. Tampas de dois furos foram para o uso padrão, e versões com quatro furos foram destinados para serviços pesados e uso de performance.
Acessórios
A Marca bloco do motor 6 foi projetado com um chefe de montagem para uma bomba de combustível mecânica. As versões revistas do Mark 6 construído depois de 1991 não tem patrão montagem. O Mark 6 tinha um chefe de montagem na parte traseira e frontal para fixação de ligações de embreagem, que também foi removido em 1991 e versões posteriores do motor.
Ignition
motor de Mark 6 usado um distribuidor impulsionado por uma engrenagem na árvore de cames. O distribuidor utilizado pontos e girado no sentido horário. Versões do Mark 6 construído depois de 1974 utilizou um distribuidor eletrônico com componentes de estado sólido em vez de pontos para produzir faísca. A ordem de disparo para o bloco 6 Mark é 18436572.
Oiling
a marca 6 detém cinco litros de óleo, quatro na panela de óleo e um no filtro de óleo . O filtro de óleo é um spin-on unidade com um corpo de metal de uma peça e elemento de papel interno. A bomba de óleo é montado no interior do cárter e está ligado a um tubo de metal e depósito para retirar o óleo do fundo do cárter.
Binário /Potência
O grande bloco Mark 6 foi montado em várias configurações diferentes e produziu uma matriz grande variação de potência e torque figuras. O motor de base de Mark 6 apresentado como o 396, em 1965, produziu 325 cavalos de potência a 4.800 rpm e 410 libras-pé de torque a 3.200 rpm. A versão de alto desempenho do Mark 6 introduzido em 1970 como o 454 produzido 450 cavalos de potência a 5.600 rpm e 500 pés-ounds de torque a 3.200 rpm.
Mudanças
Em 1991, a GM modificou o Mark 6 big block e criaram o que chamaram o grande bloco Gen II. Eles mudaram para um projeto de vedação principal traseira de uma peça, o que exigiu uma manivela diferente, tampa traseira principal, bomba de óleo, cárter de óleo, e volante. O cubo de montagem para a bomba de combustível mecânica foi removido em favor de comutação para uma unidade eléctrica. Os balanceiros foram transferidos de unidades ajustáveis para não ajustável. A galeria principal de óleo foi transferido da panela ferroviário óleo para o túnel árvore de cames. Os furos de refrigeração do bloco foram trocados a partir de furos redondos de buracos em forma de lágrima. Devido a estas modificações mais das partes integrantes da marca de 6 motores não vai trocar com grandes blocos produzidos após 1991.