O sistema de aquecimento automotivo é projetado tanto para regular a temperatura do motor do seu veículo e fornecer calor na cabine em dias frios. Este sistema exige o funcionamento de uma série de ventiladores, válvulas, sensores e núcleos. A maioria dos automóveis têm seis componentes principais: radiador, ventilador do radiador, termostato, núcleo, bombas e mangueiras de água aquecedor. Radiador
O radiador é a primeira parte de todo o sistema de aquecimento. O radiador tem um núcleo de alumínio para arrefecer o refrigerante conforme vem do motor, mas também funciona como área de armazenamento para a maioria do líquido de arrefecimento do motor. Como o refrigerante vem do motor, ele é executado através de uma série de tubos para permitir que ele seja resfriado e recirculado para dentro do motor.
Radiator Fan
O radiador ventoinha encontra-se directamente por detrás do radiador e na parte dianteira do motor. Em veículos modelo atrasado o ventilador normalmente é controlado eletronicamente e em veículos mais velhos que ele é executado pelo motor e tem sua velocidade controlada por uma embreagem termostática. O fã se engaja quando a temperatura do líquido de arrefecimento deve ser reduzido e desliga quando o refrigerante precisa ser aquecido.
Termostato
O termostato é uma válvula que abre-se e fecha-se a temperatura do motor aumenta e diminui. Quando o motor está quente o suficiente para precisar de ser arrefecido, o termostato abre. Quando o motor está frio, o termostato permanece fechado para que ele possa corretamente aquecer. O termostato está normalmente localizada na parte superior do motor, aparafusada ao colector de admissão, mas, por vezes, é na parte inferior do motor.
Água Bomba
A água bomba é como o coração do sistema de aquecimento e resfriamento. Este componente está localizado na parte da frente do motor e é responsável para bombear o líquido de arrefecimento através de todo o sistema. Esta bomba é acionado por correia serpentina ou do veículo ou a correia dentada interna.
Aquecedor central
O núcleo do aquecedor é o que realmente oferece o calor que se sente vindo as aberturas em seu veículo. O refrigerante faz o seu caminho através do motor, por meio do termostato, absorve o calor do motor e leva-lo para o núcleo do aquecedor. O núcleo do aquecedor parece um pequeno radiador, golpes de ar através dele, a partir da ventoinha do aquecedor, e empurra o ar quente através das aberturas. O líquido de arrefecimento, então, deixa o aquecedor central e volta para o motor
Mangueiras
O sistema de aquecimento média é composta por quatro mangueiras:. Mangueira do radiador superior, mangueira inferior do radiador e duas mangueiras do aquecedor. A mangueira de radiador superior conecta o radiador para o termostato e a mangueira de radiador inferior liga a saída do motor, puxando o refrigerante quente no radiador para arrefecer. As duas mangueiras aquecedor tomar o refrigerante no aquecedor frio do motor e volta para o motor.