A bateria de chumbo-ácido é um tipo de célula de bateria secundária. Pilhas secundárias podem ser descarregadas e recarregadas. Para maximizar a vida útil de uma bateria de celular secundária, cuidados especiais devem ser tomados para carregar corretamente a bateria, impedir que a bateria excessivamente descarga e manter as ligações eléctricas externas limpo. Algumas baterias de chumbo-ácido também necessita de ajustes periódicos aos seus níveis de eletrólitos. Prestação devida atenção a estas questões irá prolongar a vida útil de uma bateria de chumbo-ácido. Carregar e descarregar
Uma bateria de chumbo-ácido fornece energia eléctrica por meio de uma reacção química entre o electrólito de ácido sulfúrico e as placas de chumbo no interior da bateria. A bateria de chumbo-ácido vai perder a sua carga elétrica, como ácido sulfúrico e levar combinam para criar cristais de sulfato de chumbo dentro da bateria. Como estes cristais acumular entre as placas de chumbo, e o electrólito, a bateria perde a sua carga eléctrica.
Carregamento da bateria periódica é necessária para reduzir o tamanho das estruturas de cristais de sulfato de chumbo. Enquanto os cristais de sulfato de chumbo não desaparecem completamente, uma vez que já formada, mantendo a bateria carregada irá minimizar a formação de estrutura de cristal.
Assim como reduz a carga de uma bateria do tamanho das estruturas de cristal de sulfato de chumbo que se formam nas placas de chumbo , descarga de uma bateria vai aumentar o tamanho das estruturas cristalinas. Uma bateria que tenha sido excessivamente descarregada pode até mesmo criar um curto-circuito entre as placas de chumbo por um cristal.
Para as baterias de chumbo-ácido instalados em automóveis, a partir do automóvel e permitindo que o veículo funcionar durante pelo menos 20 minutos, uma vez por mês vai ajudar a manter a bateria carregada. No caso das baterias de chumbo-ácido não instalados em um automóvel, aplicar uma gota de carga para a bateria durante pelo menos duas horas a cada mês.
Limpo Conexões Elétricas
chumbo baterias de ácido pode desabafar gases quando as baterias estão cobrando. Estes gases podem reagir com as ligações eléctricas externas e provocar corrosão ou oxidação. Bornes da bateria oxidados, conectores terminais e cabos da bateria exibir uma camada de óxido de verde ou de cor branca, que é como ferrugem na textura. Estes óxidos metálicos prejudicar a corrente elétrica flua corretamente.
Para remover óxidos metálicos das conexões elétricas de baterias externas, adicione uma parte de bicarbonato de sódio para uma parte de água e misture com uma escova de dentes velha. Despeje a mistura sobre as partes metálicas oxidadas e escovar as peças com a escova de dentes para remover mecanicamente os óxidos metálicos. Lave as peças com água e seque com panos limpos ou toalhas de papel. Cubra a peças com vaselina ou graxa recentemente limpo para proteger as partes metálicas da oxidação.
Eletrólitos Níveis
A maioria das baterias de chumbo-ácido vendidos para uso automotivo são célula selada, ou baterias "livres de manutenção". No entanto, algumas baterias (tais como baterias de moto) exigem recargas periódicas de eletrólitos.
Como carregar uma bateria de chumbo-ácido converte cristais de sulfato de chumbo de volta em chumbo e ácido sulfúrico, gás hidrogênio é liberado. Descarregar uma bateria de chumbo-ácido e promover sulfúrico combinando para criar cristais de sulfato de chumbo. Ambos os processos reduzem o electrólito disponível na bateria. Para contrariar esta situação, os fabricantes de baterias pode optar por permitir que as células de bateria para ser preenchido com água.
Verifique a bateria para ver se o nível do eletrólito caiu abaixo da marca "Full". Isto pode ser conseguido através da abertura do tampão celular. Se o nível do eletrólito é baixa, preencher a célula com água destilada até que esteja certo, a marca "Full". Para uma bateria de 6V, haverá três células para verificar. Para uma bateria de 12V, haverá seis células.