The 1990 Ford Festiva foi um barato sedan de duas portas elogiado por sua excelente quilometragem e preço baixo. Com um motor de 1.3 litros, de quatro cilindros, o Festiva não têm muito poder, mas os clientes adoraram por sua confiabilidade, segurança e seu estilo kicky. No entanto, o carro tinha alguns problemas relacionados com o conforto, o manuseamento e a aceleração, bem como várias recolhas em diversas partes. Comfort
Apenas um pouco maior que uma geladeira, o Festiva foi capaz de ganhar a obrigação de sua impressionante eficiência de combustível do seu tamanho minúsculo. Com apenas duas portas, o Festiva tinha apenas a sugestão de um banco de trás e foi um pouco desconfortável para os motoristas com quadros maiores. Alguns usuários do Edmunds.com têm sugerido que o volante ser deslocado para permitir que o condutor mais espaço para as pernas.
Noise
Embora seu motor não era particularmente alto, o Festiva tinha muito pouco ruído amortecimento. Alguns motoristas reclamaram de ruído da cabine excessiva, especialmente durante a aceleração ou ao colocar o carro sob grande tensão, como quando subir morros.
Poder
Parte da razão para a eficiência de combustível do Festiva foi o seu pequeno motor, que era capaz de gerar apenas 63 cavalos de potência. Aos quatro cilindros e 1,3 litros, o motor era ainda menos poderoso do que o já relativamente pequeno Honda Accord e Toyota Corolla, seus principais concorrentes. Isso criou dificuldades para os proprietários tentam acelerar com qualquer rapidez, transportar cargas consideráveis ou subir morros. No entanto, muitos motoristas estavam confortáveis com este trade-off, dispostos a abandonar o poder por quilometragem e confiabilidade.
No Cupholder
Em 1990, a maioria dos motoristas tinha vindo a esperar um suporte para copos em seu carro. Na década de 1990 Festiva, esse recurso foi conspicuamente ausente. Ford corrigiu o erro para o modelo de 1991, mas os proprietários do 1990 Festiva foram obrigados a improvisar. Vários observou que eles tinham removido com sucesso a parte da frente de seu cinzeiro no banco de trás e é usado como um suporte para copos improvisado.
Recorda
Segundo Cars.com, 1990 Ford Festiva foi objecto de duas recorda respeitantes às várias partes que pode ter sido incluída no carro durante a montagem ou adicionados a ele mediante manutenção e reparação subsequente. O primeiro, publicado em 1990, foi para o painel de instrumentos defeituosos em Festivas produzidos entre outubro e novembro de 1989. O segundo, lançado em 1995 e aplicável a todos os Festivas de ano modelo 1992 e antes, preocupado com os cintos de segurança, algumas das fivelas dos quais tinham desenvolvido rachaduras e não funcionou corretamente.