O sistema de refrigeração de um automóvel é uma combinação equilibrada de componentes trabalhando juntos para remover com eficiência o calor do motor e dissipá-la no ar. Quando um componente deixa de funcionar corretamente, o resultado final é o mesmo: o superaquecimento, o agravamento e reparos às vezes caros. Se o seu veículo permanece frio durante a condução, mas superaquece quando se trata de um descanso, há várias razões prováveis. Ventilador de embraiagem
de arrefecimento do motor é conseguido movendo o ar através do radiador, o que remove o calor do líquido de arrefecimento antes de ser devolvido ao motor. Quando um veículo se encontra em alta velocidade, o ar é forçado através do radiador através do movimento do veículo. Quando o veículo estiver parado depende de um ventilador para aspirar o ar através do aquecedor. Em veículos com um ventilador acionado mecanicamente, a velocidade do ventilador é controlada por um fã embraiagem. Quando esta embraiagem estiver gasto, o ventilador não gira com a velocidade adequada e é incapaz de fazer uma quantidade de ar suficiente através do radiador. Isto resulta em temperaturas de refrigeração superior.
Sensor
Em veículos com um ventilador acionado eletricamente, o ventilador é ativado por um sensor de temperatura. Quando o veículo é parado de ar já não é forçado através do radiador pelo movimento do veículo, fazendo subir a temperatura do refrigerante. Quando a temperatura excede um certo nível, o sensor activa o ventilador eléctrico que retira o ar através do radiador e arrefece o motor até que a temperatura é suficientemente reduzido. Um sensor defeituoso não vai ligar o ventilador quando o veículo está parado, causando o superaquecimento do motor.
Fan Sudário
A cobertura do ventilador direciona o ar puxado através do radiador pelo ventilador. Se a blindagem é ausente ou é danificado, o ar pode escapar de todo o invólucro, reduzindo a quantidade de ar puxado através do radiador pelo ventilador. O resultado é menos calor dissipado para o ar pelo radiador, causando o superaquecimento do motor, especialmente quando o carro não está em movimento.
Obstruído Radiator
sujeira, insetos e sujeira estrada pode entupir as aletas espaçadas de radiator.If o fluxo de ar através do radiador está obstruído, muito pouco calor é dissipado, resultando em superaquecimento. Quando o veículo está em alta velocidade, um volume suficiente de ar é forçado através do radiador, mas, quando o veículo está parado o ventilador não é possível desenhar passado ar suficiente as aletas do radiador entupidos para levar o calor a partir do líquido de arrefecimento, o que resulta num sobreaquecimento.
Interno entupimento
Se o radiador tem obstruído internamente tubos de refrigeração, o fluxo de refrigerante através do radiador é impedido e retardado. Em velocidades mais elevadas do motor, o líquido de arrefecimento flui através do radiador mais rápido, superando os tamancos. Quando o veículo está parado, a rotação do motor é reduzida, reduzindo o fluxo do líquido de arrefecimento, que já não pode superar a obstrução e os resultados de superaquecimento.