É o dano a um conversor catalítico permanentes com alta teor de enxofre?
Os conversores catalíticos são, se nada mais, uma maravilha da engenharia simplicidade. Usando sem partes móveis de qualquer natureza, o catalisador pode eliminar 90 por cento ou mais das emissões nocivas de um motor. Mas eles são bestas mimado, sensível até mesmo a menor variação no combustível ou ar química. Conversor Basics
Um conversor catalítico moderno contém dois blocos cerâmicos de favo de mel. Os interiores das passagens favo - chamado microducts - são revestidos com uma combinação de metais preciosos de platina e ródio no primeiro bloco, e platina e paládio no segundo bloco. Este "washcoat" de metal é o que permite que o conversor catalítico para converter óxido de nitrogênio em nitrogênio e gás oxigênio e combustível não queimado e monóxido de carbono em dióxido de carbono e água.
Converter Poisoning
No passado, os fabricantes de chumbo rotineiramente adicionado à gasolina como uma forma de aumentar para o nível de octanas do combustível e como um meio para proteger as sedes de válvula e outros componentes sensíveis à temperatura. Mas a capacidade de liderança para liquefazer e absorver em metal também foi sua queda, uma vez que fez a mesma coisa com "washcoat", do conversor tornando-o inútil. Uma série de outros materiais, tais como silicone, manganês e enxofre também vai ficar com o "washcoat" -. Um fenômeno conhecido como envenenamento conversor
Cats alto teor de enxofre
motores Diesel
tradicionalmente têm contado com um alto teor de enxofre no combustível para ajudar a lubrificar os componentes internos, o que é uma grande parte da razão pela qual a diesel foram os últimos motores para receber conversores catalíticos. Um "washcoat" de um conversor concebido especificamente para o combustível de alto enxofre contém uma série de outros metais, tais como - o vanádio, níquel e manganês -. "Washcoat" que contribuem para bloquear a absorção de enxofre, no entanto, estas mesmas elementos também reduzir a eficácia do conversor.
Efeitos teor de enxofre
Acima de tudo, um combustível com baixo teor de enxofre permite aos fabricantes instalar conversores com um "washcoat" mais eficiente para processar emissões do motor primário. O enxofre reduzido também diminui a produção de dióxido de enxofre, o gás de ovo podre com cheiro que provoca a chuva ácida do motor. Usando um combustível de alto teor de enxofre, ou mesmo dirigindo em um lugar que experimenta uma grande quantidade de chuva ácida, podem facilmente envenenar um conversor que não incorpora os materiais adicionais necessários para lidar com isso. Isso significa que praticamente todos os catalisador na estrada, com exceção daqueles projetados para idosos diesel.