A inovação significativa ocorreu quando geladeiras primeiro substituído refrigeradores. Esses primeiros aparelhos eram pesados - o compressor foi executado por um motor que muitas vezes foi localizado no porão ou na outra sala. A maior preocupação era o refrigerante, o que pode causar a morte se ela vazou. Isto resultou em muitos proprietários de frigorífico em movimento fora do aparelho. Freon foi então desenvolvido para substituir o refrigerante potencialmente mortal. Seria 50 anos antes de ser descoberto que freon representam uma ameaça significativa para a saúde global da Terra. Identificação
Freon é o nome comercial da DuPont para diclorodifluorometano. Diclorodifluorometano é um gás inerte que é usado como um refrigerante. Diclorodifluorometano é também chamado de clorofluorcarbono, ou CFC. Freon é um líquido inflamável e incolor que não ocorre naturalmente, e deve ser produzido. Ele contém átomos de carbono, átomos de flúor, átomos de hidrogênio e cloro em quantidades variadas.
Função
Freon tem sido usado como um refrigerante em freezers, geladeiras e condicionadores de ar. Freon, também tem sido utilizada em sistemas supressores de fogo, tal como um solvente de limpeza a frio, um desengorduramento por vapor de solvente, um solvente para a fabricação de máquinas e de reparação e no desengorduramento de metais. Freon também tem sido usado por espectroscopistas massa para ajudar a localizar vazamentos de vácuo do espectrômetro de massa.
Tipos
Existem vários tipos de freon, em que as fórmulas podem variam entre os compostos. Um sistema de nomenclatura foi desenvolvido pela DuPont para diferenciar entre as fórmulas. Isso se reflete em um número que é ligado à palavra freon. Por exemplo, Freon 12 foi o refrigerante no primeiro refrigerador. Os números refletem o número de átomos de carbono, átomos de hidrogênio, átomos de flúor e cloro em que formula.
História
Frigoríficos começaram a substituir refrigeradores nos Estados Unidos, com a introdução de Kelvinator e modelos Servel em 1916. Se vazado, os fluidos refrigerantes usados no início frigoríficos poderia ser fatal. Três empresas - Frigidaire, General Motors e da DuPont - trabalhou para desenvolver um refrigerante seguro. Thomas Midgley Jr. e Charles Franklin Kettering inventou freon em 1928. Midgley foi também o inventor de acetato de gasolina. Kettering realizou mais de 300 patentes e foi o chefe de pesquisa da General Motors por 27 anos.
Aviso
Freon, ou diclorodifluorometano, impacta negativamente o meio ambiente. É um fator significativo na esgotar o nível de ozônio. Produção de diclorodifluorometano é proibido nos Estados Unidos, e uso do material é regulamentado. O Clean Air Act proíbe freon ventilação durante a manutenção ou eliminação de refrigeração ou equipamentos de ar condicionado. O freon deve ser removido antes de os aparelhos de escoamento. Manipulação de freon requer um técnico certificado licenciado com a EPA.