Usos para trocadores de calor
Trocadores de calor estão ao nosso redor, transferência de calor de uma substância para outra. Várias formas de trocadores de calor são usados em sistemas de refrigeração, aquecimento, arrefecimento e inúmeras outras aplicações. Estes dispositivos frequentemente empregam líquidos para armazenar e mover o calor, apesar de metais condutores são utilizados em pequenos espaços, tais como os casos de laptop. Área de superfície é um fator chave na concepção de trocadores de calor, razão pela qual muitos radiadores têm barbatanas. Automotive Usa
Carros e caminhões usam um sistema de refrigeração líquida para remover o calor gerado pelo atrito. O refrigerante tem uma fórmula que permite que ele permaneça líquido em ambas as temperaturas extremamente altas e baixas, e é bombeado para o bloco do motor, onde absorve o calor do motor. É então bombeada para fora através de um radiador, onde é dissipado na atmosfera. Além disso, os condicionadores de ar usam trocadores de calor-ar líquido para confortar motoristas em dias quentes. O líquido é tipicamente uma solução de glicol-água, que resfria o ar ambiente antes de ser bombeado para dentro da cabine do veículo.
Eletrônica
Muitos computadores utilizam dissipadores de calor para esfriar seus processadores, permitindo-lhes operar com mais eficiência e protegendo-os contra superaquecimento. Estes dissipadores de calor são normalmente feitos de alumínio, o qual conduz o calor muito eficiente. Essencialmente, dissipadores de calor funcionam como radiadores em miniatura, com pequenas barbatanas apontando para cima para aumentar a área de superfície em contato com a atmosfera. Dissipadores de calor transfere o calor para fora a partir do processador a uma velocidade proporcional à área de secção transversal e o gradiente de temperatura, que é uma função da temperatura do ar ambiente e a temperatura das aletas.
industrial Usa
usinas nucleares geralmente utilizam trocadores de calor para transferir energia o calor do reator para o gerador de vapor. Estes, bem como instalações de combustível fóssil, também utilizam permutadores de calor para arrefecer o vapor de escape na água, que é então recirculada através da planta. Explorações leiteiras usar um estilo de permutador de calor conhecido como um permutador de calor em espiral do processo de pasteurização. Esta é uma configuração em espiral duplo em que os dois fluxos pode ser concomitante, ou em um fluxo em espiral e arranjo de fluxo cruzado.