História do radiador
Na década de 1880, inventor Karl Benz foi projetar e construir "carruagens sem cavalos", o precursor do início dos automóveis. Usando simples motores de combustão interna pelo poder, estes motores correu quente o suficiente para ferver a água usada para resfriá-los a uma taxa de um litro por hora. Para resolver isso, Benz desenvolveu um sistema de tubos em espiral através do qual motor aquecido água iria circular e esfriar antes de retornar ao motor para absorver mais calor. Invenção e precoce Uso
Na década de 1880, inventor Karl Benz foi projetar e construir "carruagens sem cavalos", o precursor do início dos automóveis. Usando simples motores de combustão interna pelo poder, estes motores correu quente o suficiente para ferver a água usada para resfriá-los a uma taxa de um litro por hora. Para resolver isso, Benz desenvolveu um sistema de tubos em espiral através do qual motor aquecido água iria circular e esfriar antes de retornar ao motor para absorver mais calor.
Honeycomb Radiadores
Enquanto radiador básica de Benz resolveu o problema de arrefecimento do motor original Wilhelm Maybach avançou radicalmente o desenho do radiador automotivo, na virada do século. Em vez de um simples conjunto de tubos em espiral de grande porte, Maybach projetou um radiador feito de milhares de minúsculos tubos de 6 milímetros quadrados soldados juntos em um arranjo de favo de mel retangular. Este projeto permitiu a capacidade de refrigeração a ser cortada de forma significativa enquanto ainda fornece a capacidade de refrigeração que os motores da era necessário.
Evolução
Como projeto do motor evoluiu, assim fez o design do radiador. A partir da década de 1920 à década de 1940, as grandes montadoras, como General Motors e Ford testou outras mudanças, como alterar a forma e tamanho dos tubos de núcleo do radiador. Outras mudanças incluem a introdução de etilenoglicol ou anticongelante na água para abaixar o ponto de congelamento da água e melhorar a absorção de calor, acrescentando ventiladores e bombas para o sistema para forçar a circulação do ar e do líquido de arrefecimento através do sistema de radiador.
Radiadores modernos
O bronze e projetos do radiador de cobre do passado deram lugar a colméia de alumínio radiadores em veículos modernos. Apesar de não ser tão bom na condução de calor como o bronze ou cobre, alumínio permite radiadores para ser mais leve e ainda fornecer refrigeração eficiente. Radiadores hoje são usados não só para motores arrefecidos, mas também transmissões e às vezes outros componentes. Por exemplo, enquanto um ou dois é suficiente para a maioria dos veículos, o supercarro Bugatti Veyron tem dez radiadores.