Finalidade de conversores catalíticos
O catalisador é parte do sistema de escape de um veículo, e serve para reduzir a quantidade de gases tóxicos emitidos para a atmosfera. Estes componentes surpreendentemente simples serviram para reduzir drasticamente a quantidade de emissões de veículos produzidos ao longo das últimas décadas. Hoje, eles estão instalados em todos os veículos produzidos na fábrica vendidos nos Estados Unidos. História
A Engelhard Corporation inventou o primeiro catalisador pronto para produção em 1973. Alguns anos mais tarde, a Agência de Proteção Ambiental introduziu regras mais rigorosas relativas às emissões dos veículos. Confrontado com estas novas exigências, as montadoras rapidamente abraçou o novo produto ecologicamente correto. O veículo ano-modelo 1975 foi a primeira vez que o catalisador veio pré-instalado em carros novos.
Efeitos
Os primeiros conversores catalíticos na estrada eram conhecidos como 2-way conversores catalíticos. Os carros com tal tecnologia são capazes de converter o monóxido de carbono em dióxido de carbono perigosos inofensivo. Eles também quebrar hidrocarbonetos tóxicos em dióxido de carbono e água. Em 1981, conversores catalíticos de 3 vias se tornou banal. Carros com esta nova tecnologia também são capazes de reduzir os óxidos de nitrogênio em nitrogênio e oxigênio normal.
Função
O catalisador transforma gases tóxicos de gases inofensivos via um catalisador de platina-irídio. À medida que os hidrocarbonetos e monóxido de carbono passar através deste catalisador, os gases são oxidados. Isso faz com que eles se dividem em elementos menos tóxicos. Os óxidos de nitrogênio requer um processo separado, conhecido como a redução, para eliminar a toxicidade.
Considerações
O catalisador é normalmente situada abaixo do assento do passageiro da frente, entre o motor eo o escape traseiro. Para funcionar corretamente, a câmara de combustão deve ser alimentado a proporção correta de gasolina ao oxigênio. Se demasiado oxigénio é introduzido ou gasolina, os hidrocarbonetos em excesso e outros gases tóxicos, serão produzidos. Estas partículas extras tornam difícil para o catalisador para manter-se com a ineficiência do motor. Para eliminar um cenário como esse, a maioria dos veículos moderna característica de injeção de combustível e sensores de oxigênio para monitorar a proporção de oxigênio-a-gás que entra na câmara de combustão.
Potencial
Embora os catalisadores têm sido essencial na redução das emissões dos veículos, ainda há mais que pode ser feito. A maior desvantagem de conversores catalíticos é que eles exigem uma grande quantidade de calor para funcionar corretamente. Esse calor é gerado pelo motor, mas leva vários minutos após ligar o carro antes de o catalisador torna-se eficaz. Atualmente, os engenheiros estão a mexer com formas de acelerar o processo de aquecimento de modo que as emissões dos veículos são limpos pelo catalisador durante estes primeiros minutos de funcionamento do veículo.