O catalisador é amplamente utilizado como uma unidade de controlo de emissões em automóveis e algumas indústrias. Ele usa um ou mais catalisadores tais platina, paládio e ródio para queimar muitas impurezas em gases de escape. Para funcionar correctamente, o conversor tem de atingir uma temperatura de 300 graus Fahrenheit (149 graus Celsius), ou mais. A essa temperatura, os catalisadores de começar a queimar hidrocarbonetos, monóxido de carbono e de azoto, transformá-los em dióxido de carbono (CO2) e o vapor de água. Catalisadores mais automative não são maiores do que uma caixa de sapatos, mas todos têm o mesmo objetivo: reduzir as emissões nocivas. Monolithic conversores
O catalisador monolítico usa material cerâmico feito em um padrão de favo de mel para controlar os gases de escape a passar através dele. Os elementos catalisadores na cerâmica são colocados em aço inoxidável. Quando contas de cerâmica são usados em vez de uma estrutura de favo de mel, a unidade é conhecida como um catalisador pellet.
Tamanhos
Um catalisador pode variar em tamanho, bem como, tais como o mini conversor catalítico. No entanto, ao contrário do seu tamanho maior primo, o mini conversor não é utilizado por si só. Porque o mini conversor catalítico pode aquecer rapidamente, ele é colocado perto do colector de escape para capturar emissões relativamente frias até que o motor atinja a temperatura de funcionamento, altura em que um conversor de maior instalado o sistema de exaustão pode começar a trabalhar de forma eficaz.
Oxidação Converter
Esse tipo também é conhecido como um conversor catalítico de duas vias, uma vez que só pode operar com hidrocarbonetos (combustível não queimado) e monóxido de carbono (causada por parcialmente -combustível queimado). Elementos de conversor de oxidação são geralmente cobertos de platina.
Redução Converter
Semelhante ao conversor de oxidação, o conversor catalítico redução ajuda a eliminar hydrocabrons e as emissões de monóxido de carbono, além de óxidos das emissões de nitrogênio ou NOx. As emissões de NOx são produzidos na câmara de combustão do motor quando atinge temperaturas extremamente elevadas (mais de 2.500 graus centígrados, aproximadamente, de acordo com "Modern Tecnologia Automotiva", de James E. Duffy).
Converter Dual-cama
Este é talvez um dos conversores mais eficientes. A dupla cama usa uma combinação de duas e três vias catalisadores alojados numa única unidade. Ambos os conversores estão ligados através de uma câmara onde as emissões de entrada são misturados. Uma linha de ar se conecta a câmara de mistura para forçar o ar para dentro da câmara para reagir com as emissões combinadas e ajudar a reduzir as emissões de hidrocarbonetos e de monóxido de carbono.
Ampla utilização
Embora os catalisadores foram introduzidos em 1975, para cumprir com os regulamentos da Agência de Proteção Ambiental para as emissões de automóveis nos Estados Unidos, eles são agora usados em muitos ambientes industriais que requerem máquinas operado motor, tais como empilhadeiras, geradores, trens e usinas de energia a carvão.