Fabricado entre 1999 e 2003, o Lexus RX300 foi um dos primeiros veículos "Crossover", que misturou os atributos de um caminhão e um carro de passageiros. O veículo foi tão bem sucedida que a Lexus seguiu-o com o RX330 e RX350 série. Apesar de sua confiabilidade geral, o RX300 não foi sem problemas. 1999
Como acontece com praticamente todas as entradas do primeiro ano de uma geração ou de série do carro, a edição de 1999 teve o maior número de problemas. Defeitos comuns incluíram barulhos estranhos do sistema de áudio, freios guinchando, sistemas de exaustão com defeito e apoios de braço, vidros traseiros e laterais de vidro que não estão em conformidade com as normas de segurança dos veículos a motor federais e raquete latejante do telhado da lua, devido à localização da bagagem -rack barras transversais. O defeito mais freqüente foi a falta de faróis e lanternas para iluminar automaticamente com pouca luz ambiente quando o interruptor do farol foi colocado na posição "AUTO", diminuindo a visibilidade.
Lexus emitiu um reparo quilometragem ilimitada, de oito anos para falhas do motor, os sensores relação ar-combustível e o sensor de fluxo de massa de ar devido à gelificação do óleo do motor. Este problema pode ser evitado através da manutenção de uma programação adequada troca de óleo.
2000
A maioria dos defeitos e recorda do RX300 1999 foram abordados no momento em que a versão 2000 bater o mercado. Áudio, escape e vento ruídos foram em grande parte desaparecido desde o veículo - resolvido trocando os amplificadores sob garantia, a instalação de um amortecedor de peso, e reorganizando as barras transversais, respectivamente. No entanto, apesar de uma diminuição da ocorrência, alguns RX300s ainda teve problemas com seus sistemas de iluminação exterior, bem como a persistência de freio gritando, barulho de suspensão e falhas de motor.
2001
Revisado apoio de braço com buchas novas reduziu consideravelmente o ruído de suspensão. Rotores revistas, calços, placas de apoio e almofadas muito reduzido ruído de freio.
2002
Por esta altura, apenas a iluminação exterior, vidros vidro questionável e sensores do motor com defeito persistiu como . problemas para o RX300
2003
Os problemas que assolaram o RX300 ao longo de sua vida de produção ainda estavam presentes, com a última entrada, assim como os problemas de funcionamento do motor - desta vez com o sistema de emissão evaporativa. No entanto, problemas técnicos do carro havia sido reduzido consideravelmente desde 1999, fazendo com que a versão 2003, o RX300 mais refinado.