Existem muitos tipos de minerais utilizados na indústria automobilística. Minerais e compostos minerais fortalecer carrocerias, facilitar as transferências elétricas e fornecer revestimentos de proteção para os instrumentos sensíveis de um carro. Uma pequena lista desses minerais inclui zinco, ferro, alumínio, cobre e platina. Zinco
zinco é um elemento que ocorre naturalmente e que também podem ser encontrados em alimentos e água potável. De acordo com Lenntech, "mais do que 50 por cento do zinco metálico entra em galvanização de aço". A galvanização é um processo pelo qual o aço é protegido da oxidação. Aço por sua vez é geralmente usado para fazer estruturas de automóveis. Na verdade, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA, "a indústria automóvel utiliza 17 por cento dos mais de 90 milhões de toneladas de aço produzidas em os EUA a cada ano."
Ferro
O ferro é um componente importante é a fabricação de aço. O tipo de aço usado em automóveis é chamado de aço carbono. De acordo com Chemguide "aço-carbono é de ferro contendo até cerca de 0,25 por cento de carbono. A presença do carbono torna o aço mais forte e mais duro do que o ferro puro. Quanto maior a porcentagem de carbono, mais difícil se torna o aço".
Aluminum
Nem todos os quadros do carro são feitas de aço. Molduras de alumínio são, por vezes uma opção atraente, devido à maleabilidade do material e da facilidade com que se amassa num acidente. De acordo com Aluminum.org, estudos determinaram que a capacidade de um carro para ajudas de deformação em sua capacidade de absorver o golpe de uma colisão, protegendo assim os passageiros dentro. O sítio indica que os quadros de veículos fabricados a partir de alumínio em vez de aço podem ser maiores, sem ser mais pesados (veículos mais pesados são menos eficientes), proporcionando assim mais espaço para o corpo auto para amassar, sem que colide com o espaço no qual os passageiros residem.
Copper
Tal como acontece com outras máquinas complexas, envolvem automóveis modernos sistemas de fio. Estes fios levar eletricidade a partir de uma bateria de carro para seus limpadores de pára-brisa ou rádio, por exemplo. Grande parte dessa fiação é feita de cobre, uma vez que é um excelente condutor elétrico.
Platinum
Platinum é mais comumente visto como um componente de jóia. Contudo, a platina também desempenha um papel importante no fabrico de automóveis. De acordo com o USGS, "catalisadores de automóveis usados 660.000 onças de platina em 1986. Platina também é utilizado na síntese de MTBE, um aditivo para gasolina para substituir o chumbo e reduzir as emissões de monóxido de carbono de automóveis."