Um técnico aplica uma força no sentido horário com uma chave de fenda para apertar uma porca ou parafuso padrão. Este momento de torção é conhecido como o "binário". Uma chave de torque é projetado para apertar um parafuso para uma configuração predeterminada. Isso geralmente é medido em libras de pé, mas a escala pode ser calibrada para libras polegadas ou metros de Newton. Existem dois tipos de chave de torque disponível: o feixe plano e do tipo "clicker" mecânica. Plano Boca torque
A chave feixe plano consiste em um campo de viga de aço de liga de precisão com uma cabeça de soquete quadrado em uma extremidade e uma alça de giro do outro. A agulha numa escala vernier situado perto da alça mede a deformação imposta sobre a viga quando sob carga. A configuração geométrica do manipulo giratório centra a força sobre um ponto específico sobre o feixe, independentemente de as várias técnicas de aperto utilizados pelos técnicos diferentes. Isso garante a precisão de torque repetível, se apertar ou afrouxar um prendedor.
Utilizando um feixe de torque
Quando torque um fixador, o técnico coloca o soquete de tamanho correto na chefe da porca ou parafuso e puxa o cabo da chave em direção ao seu corpo. Isto lhe permite impor uma força constante, sem causar a agulha na escala vernier para flutuar. Também chama a escala mais próxima, tornando-se fácil de ler. Quando a agulha atinge a configuração pré-determinada, o técnico relaxa a pressão sobre o punho.
Manutenção e calibração
Desde o torquímetro feixe plano não tem partes móveis , é praticamente livre de manutenção. O design robusto dá essa ferramenta uma vida útil indefinida. Se a agulha sobre os pontos de escala vernier para zero quando a chave está em repouso, a ferramenta tem uma precisão de menos de 2 por cento. No entanto, se usado diariamente, em uma operação como uma linha de montagem, a ferramenta deve ser enviada para um especialista de calibração uma vez por ano para testar e calibrar se necessário, e para renovar a sua certificação de precisão.
Torque mecânico Wrench
O "clicker" tipo de torquímetro mecânico incorpora uma mola lingueta e montagem da catraca. Isso faz com que a tomada de escorregar com um audível "click" quando a carga de torque pré-determinado é aplicado.
Usando um mecânico de torque
O técnico define o torque requerido pela girando um botão recartilhado na extremidade da pega e lendo a definição numa escala micrométrica no cano da ferramenta. A tomada correta é usada eo técnico coloca o soquete na cabeça hexagonal do fixador. Ela, então, puxa a alavanca suavemente em direção a seu corpo até que a ferramenta "quebra" com um clique audível.
Care, manutenção e calibração
Uma chave de torque mecânico devem ser manuseados com cuidado, para evitar danos. A ferramenta nunca deve ser descartado, deslizou pelo chão, ou jogou descuidadamente em uma caixa de ferramentas. Uma chave de aperto deve ser mantido separado do resto das ferramentas e armazenada no seu próprio processo. Para evitar sublinhando a primavera controlar a lingueta e catraca, o técnico deve sempre restaurar a configuração de torque a zero após a utilização da ferramenta. Depois de um período de inatividade prolongada, o técnico deve ajustar a chave para metade a configuração desejada e trabalhar o mecanismo de cinco ou seis vezes antes de usar a ferramenta. A chave usada regularmente devem ser enviados para uma empresa especializada no torque chave de calibração, pelo menos duas vezes por ano para a adaptação e certificação.