Rotação do motor é determinado pelo pé na frente do motor e observar o caminho que os giros do volante. A maioria dos motores de automóveis girar para a direita (sentido horário), mas alguns fazem girar na direção oposta, que é anti-horário ou anti-horário. No entanto, uma vez que o volante não é normalmente visível, outros meios podem ser necessários para determinar o sentido de rotação. Honda
Motores com reverso ou rotação anti-horária são bastante raros no mundo do automóvel. Não há nenhuma razão científica por um motor de horário rotativo tornou-se a norma. Provavelmente, esta ocorrência é apenas um resultado de convenção padrão. No que diz respeito à utilização de um motor de inversão de rotação, o utilizador principal é Honda. Durante muitos anos, este fabricante de automóveis japonesa fez, um motor de inversão de rotação de quatro cilindros, que foi instalado na parte traseira dos seus veículos menores. A partir de 2000, a Honda começou a produzir motores horário projetados para substituir os mais velhos, e, até 2005, todos os motores da Honda norte-americanos estavam girando no sentido horário.
No geral, não há diferença no desempenho de os dois motores. No entanto, se você tem que substituir o motor, você não pode substituir uma versão anti-horário com um horário, ou vice-versa, a menos que você também alterar a transmissão ao mesmo tempo.
Corvair
uso de um mecanismo de inversão de rotação é ainda mais raro entre os fabricantes de automóveis americanos do que entre os japoneses. No entanto, os EUA, um motor Chevrolet de 1960, o chamado "plana seis", foi efectuada a girar no sentido anti-horário. O modelo de veículo foi o Corvair, que estava em produção 1960-1969. O motor era única para carros americanos, não só o fez ter uma rotação anti-horária, mas o "flat six" foi feita a partir de alumínio fundido, tinha um sistema de ar refrigerado e foi montado na parte traseira do veículo. Com estas características incomuns, o motor tinha mais em comum com um avião Volkswagen, Porsche ou Lycoming do que ele fez com outros veículos americanos.
O Corvair "flat six" poderia entregar tanto como 140 cavalos de potência e foi um dos os primeiros motores a turbo. Como resultado, o motor tem sido frequentemente utilizado para buggies de energia e carros esportivos.
Dois motores
dois motores
são raros em automóveis e, mesmo quando Actualmente, eles geralmente não exigir a utilização de um mecanismo de inversão de rotação. No entanto, quando usados lado a lado em veículos, tais como barcos a motor, aviões ou veículos militares, tais como tanques, os motores individuais são feitos em tamanhos iguais e rodam em direcções opostas. Nestes casos, o giro de rotação opostos torna-se um fator de equilíbrio, que permite que o veículo seja conduzido para a frente com a mesma pressão e torque em cada lado.