O motor rotativo é uma usina de energia altamente incomum e muito raro. Sua única aplicação em veículos de passageiros legais estrada é encontrado no RX-8 carro esportivo da Mazda. As dimensões compactas e baixo peso do motor permitir Mazda para manter o centro de gravidade do RX-8 perto do chão e peso muito baixo, tornando-o um dos melhores carros de manipulação na estrada hoje. Especificações
motores rotativos básicos têm projetos radicalmente diferentes do que os motores convencionais e usar um "rotor" (daí o nome), em vez de cilindros. O rotor é de uma forma triangular, peça leve montado sobre um lóbulo circular. O rotor comprime a mistura de gás /ar simplesmente girando no lobo e, por conseguinte, não necessita de pistões, cames ou varetas. Conceitos como diâmetro e curso não se aplicam aos motores rotativos. A capacidade de um rotativo é definida pelo volume máximo que pode comprimir e inflamar por ciclo, para o qual rotativo de Maxda é de 1,3 litros.
A taxa de compressão é de 10:1, com multi-porta de injecção electrónica de combustível a inflamar mistura durante o curso de compressão. O rotor é alojado em uma câmara de alumínio com revestimentos de cromo de aço. Fluxo de gases de escape em cabeçalhos de aço inoxidável, que, em seguida, conectar-se a uma baixa pressão de retorno silenciador principal. Opções de transmissão para o motor é um manual de seis velocidades ou automática de seis velocidades
potência e torque
Além de seu peso leve e dimensões compactas, a principal vantagem da motor rotativo é a sua capacidade de atingir velocidades muito elevadas do motor. Redline do Mazda Rotary é uma estratosféricos 9.000 rpm quando acoplado a uma transmissão manual, e 7.500 rpm, quando combinado com o automático, como a transmissão posterior é incapaz de lidar com a maior velocidade e torque. Devido à limitação das velocidades do motor, a potência máxima varia também com base na escolha de transmissão. Enquanto o motor faz 232 cavalos de potência a 8.500 rpm com uma transmissão manual, com o automático que produz 212 cavalos de potência a 7.500. Esta diferença é apenas o resultado das restrições de velocidade do motor, como evidenciado pelo fato de o motor produz um pico de torque idêntico de 159 libras-pés em 5.500 rpm, independentemente do tipo de transmissão.
Desempenho
Este motor rápida rotação impulsiona o RX-8 de zero a 60 milhas por hora em seis segundo plano quando emparelhado com o manual e seis segundos e meio com a transmissão automática. A economia de combustível é relativamente pobre em ambos os casos, no entanto, especialmente considerando o peso de 3.000 quilos de todo o carro, que é muito leve para um de quatro lugares. Tanto o manual e veículos automáticos atingir 16 milhas por galão na cidade. Enquanto a versão manual recebe 22 mpg na estrada, o automático pode espremer mais uma milha de cada galão, devido à sua relação final mais longa. Embora ambas as transmissões com seis velocidades à frente, a relação final da manual é 0,79 enquanto topos da automáticos em 0,58.
Excesso de consumo de combustível é praticamente inevitável com Rotarys e é a principal razão pela qual estes motores não são mais comumente usados em automóveis modernos . O design exclusivo permite não só uma quantidade significativa de combustível não queimado para escapar do processo de combustão, mas também resulta em uma boa quantidade de energia que está sendo desperdiçada na forma de calor.