A Companhia British Motor (BMC) apresentou o Mini clássico na Inglaterra em 1959, em meio à escassez de combustível causada pela crise do Canal de Suez. Os cerca de 10 mil Minis clássico foram vendidos nos Estados Unidos, 1960-1967, antes BMC removeu a linha do mercado dos EUA. BMC se tornou parte do grupo Rover, que é propriedade da BMW. Em 2002, a BMW apresentou o novo MINI Cooper, baseado no Mini Classic, para o mercado dos EUA. As especificações de alinhamento são as mesmas para todas as guarnições do 2010 MINI Cooper, incluindo o conversível, mas as mesmas especificações não se aplicam para o MINI Clubman, Countryman e John Cooper Works (JCW). Caster
O ângulo de caster é a medição da inclinação do eixo de direção, com vertical, sendo zero. No entanto, o ângulo de caster não é ajustável na parte frontal ou traseira do 2010 MINI Cooper porque é um veículo de front-wheel-drive com um eixo traseiro fixo. Se o usuário está desalinhado em qualquer parte da frente ou de trás, é mais do que provável devido a uma inclinação ou a roda danificado ou eixo e vai exigir reparações mais extensas.
Camber
O ângulo de curvatura é a medição da mesma forma que uma roda de toldo, quando vistos a partir da frente ou de trás de um veículo. Se a parte superior de uma roda inclina para dentro, a roda tem uma curvatura negativa. Se a parte superior de uma roda inclina para fora, a roda tem uma curvatura positiva. Para a parte da frente do MINI Cooper 2010, o ângulo de curvatura deve ser fixado em -0,5 graus, mas pode variar de 0,42 graus em qualquer direção, com uma tolerância cruzada de 0,5 graus. Para a extremidade traseira, o ângulo de curvatura deve ser fixado em -1,75 graus, mas pode variar de 0,08 graus em qualquer direção.
Toe-in
Toe-in é a medição do ângulo da roda em relação ao eixo do veículo, quando visto a partir do topo do veículo. Toe-in é dada em graus ou centímetros positivas e meios que a frente de uma roda é ligeiramente inclinada para dentro na direcção da linha central do veículo. Para a parte da frente do MINI Cooper 2010, o toe-in deve ser fixado em 0,2 graus, mas pode variar de 0,07 graus em qualquer direção, com uma tolerância cruzada de 0,5 graus. Para a extremidade traseira, o toe-in deve ser fixado em 0,4 graus, mas pode variar 0,07 graus em qualquer direção.