Os efeitos da temperatura sobre a viscosidade do óleo
A viscosidade do óleo, representa uma medida de quão bem o óleo flui. Quando o óleo flui suavemente, a sua viscosidade é dito para ser elevada. Quando ele tufos-se ou se move lentamente, o oposto é verdadeiro. A temperatura de um motor, e que a do ambiente exterior têm um efeito significativo sobre o nível de viscosidade de óleo do motor. Os minerais presentes no óleo e o seu nível de refinamento determinar a sua viscosidade, bem como - até determinados limites de temperatura prescritos. Faixa
óleo do motor
desempenho flui melhor - tem viscosidade ideal - dentro dos limites de temperatura de zero e 200 graus Fahrenheit. Por esta razão, os produtos da marca do petróleo são classificados com relação a quão bem eles executam dentro desses limites de temperatura. Além desses parâmetros, muitos óleos começam a moita ou até no frio ou queimar-se do calor. O efeito em cada extremidade do espectro de temperatura é uma perda de lubrificação do motor. Este, por sua vez, cria atrito e calor, o que acaba por prejudicar e estragar peças de motor exposto.
Extremos Efeitos Fria
Dependendo da formulação do óleo do motor, cada produto tem um "pour" ponto: Esta limitação é o ponto de menor temperatura na qual o óleo ainda flui antes de começar a coagular em um gel. Óleo do motor normal não pode fazer bem muito além do congelamento (32 graus Fahrenheit). No entanto, os óleos especialmente formulados podem manter a viscosidade em temperaturas tão baixas como -5 graus centígrados, durante o uso prolongado.
Efeitos calor extremo
Quando o óleo do motor atinge os limites superiores de sua tolerância de calor, pode parecer extremamente viscoso, mas na realidade os minerais de petróleo estão começando a quebrar. Esta desconstrução química, finalmente, resulta em uma fervura ou queima do óleo. O líquido vai carbonizar e se transformar em uma substância tar-like como se decompõe completamente. Mais uma vez, o motor perde lubrificante no processo, e demasiada perda de óleo vai expor as peças de fricção, calor, e, finalmente, os danos.
Tipos de óleo e Ambiente
Ao dirigir em um ambiente frio, o óleo mais viscoso vai beneficiar o motor, pois o líquido pode ainda fluir suavemente através de sistemas de lubrificação a frio. Particularmente em relação à partida do motor, um óleo fino de fluxo pode proteger as partes frias que poderiam moer mal em temperaturas frias. Óleos de menor viscosidade proteger as partes sob temperaturas mais quentes por mantendo a integridade química em pontos de calor onde os óleos mais finos só iria queimar-se. Peças continuar a mover-se livremente em vez de ficar gunked-up com alcatrão e de carbono flocos. Muitas equipes de carros de corrida usam óleos especialmente formulado com consistência muito grossa para proteger os motores de desempenho rodando em velocidades muito altas e as exigências de transmissão.