Motores elétricos convertem energia elétrica em energia mecânica, e são incorporados em diferentes aplicações comerciais e domésticas. Estes motores necessitam de materiais lubrificantes desenvolvidos especialmente chamados óleos de motor para o seu desempenho contínuo e coeso. Existem diferentes tipos de óleos de motor, que encontram a sua respectiva distinção principalmente com base em composições químicas diferentes e fontes de origem. Em outras palavras, todas as categorias de óleo de motor executar funções semelhantes de lubrificação dos componentes de motor eléctrico, mas a sua classificação é feita em função das suas propriedades composicionais, que definem o seu nível de eficiência dentro de um motor eléctrico. Óleos
óleo de motor convencional convencional é obtido na forma de óleo em bruto, ou petróleo em bruto, a partir do solo, e é ainda processado através de diferentes aditivos químicos na refinaria. Este tipo de óleo é viscoso e tem um odor acre, e é especificamente usada no comércio e indústria de motores eléctricos. Óleo de motor convencional não é refinado em níveis moleculares, o que significa que contém sempre impurezas orgânicas e inorgânicas, e, por esta razão, não é utilizada sensíveis ou menor energia aos motores eléctricos.
Óleos sintéticos
óleo de motor sintético também se origina a partir do petróleo bruto e é refinado ou processado, através de procedimentos químicos extensos. No entanto, este tipo de óleo é constituída por moléculas orgânicas uniformes e contém um teor mínimo de impurezas. Por esta razão, o óleo sintético do motor tem odor mínimo e pode ser utilizado tanto em alta e baixa potência motores eléctricos. Isto está em contraste com os óleos de motor convencionais, que é constituída por tamanhos moleculares variáveis e grande quantidade de impurezas orgânicas. Algumas aplicações comuns de óleos de motor sintéticos incluem automóvel motores elétricos, motores a jato do motor, bombas de água domésticas e motores de motocicleta.
Semi-sintéticos Óleos
Semi- óleos de motor sintéticos são compostos pela mistura de óleos brutos de petróleo e sintéticos diferentes em proporções adequadas química. Este tipo de óleo é menos dispendioso do que o óleo de motor totalmente sintético, e pode ser utilizado como um substituto barato, em ambas as aplicações de baixa e de alta potência de motor eléctrico. Óleo semi-sintético é também conhecida como mistura sintética, e é geralmente composto em proporções de 30 a 40 por cento de síntese e 60 a 70 por cento de óleos orgânicos bruto. Essa proporção indica o nível de óleos de motor semi-sintético, que aumenta com o aumento da proporção de óleo totalmente sintético dentro de performance.
Bio-óleos de base
óleos Bio-base têm sido muito utilizados como lubrificantes e calor de absorção de materiais viscosos. Este tipo de óleo utilizado inclui todos os líquidos orgânicos biologicamente existentes, que têm sido utilizados como combustíveis, bem como lubrificantes em diferentes tarefas domésticas. No entanto, este tipo de óleo não é usado na indústria para a lubrificação de motores elétricos, e é empregada especificamente na forma de gordura ou cera em aplicações de motores elétricos domésticos de pequeno porte, como ventiladores, sopradores manuais e ferramentas eléctricas diversos.