Diferenças entre o VTEC e i-VTEC
VTEC é um sistema de cronometragem projetado pela Honda Motor Corporation, que é usado em uma variedade de modelos de Honda e Acura em todos os principais mercados automotivo. VTEC significa Variable Valve Timing and Lift Electronic Control. O sistema foi atualizado para o i-VTEC no início de 2000, que acrescentou o ajuste árvore de cames de admissão. Implementação VTEC difere em famílias de motores diferentes em toda a gama Honda e Acura, assim, o i-VTEC implementada nos atuais motores de série R da Honda, por exemplo, é diferente do que o sistema i-VTEC equipado com motores da série K. Fundamentos do Sistema VTEC
A principal característica do sistema VTEC Honda é a capacidade de variar comando de válvulas, que é quando as válvulas de escape fecha e abre dentro da cabeça do motor. Alterando o elevador ea duração da operação da válvula, o motor pode otimizar o funcionamento de baixa e high-end. Antes de projetistas de motores VTEC tivesse que escolher onde na faixa de rotação do motor seria otimizado para o desempenho.
Motores VTEC possuem um limite (normalmente 4500 rpm), acima do qual o sistema VTEC envolve um terceiro braço oscilante, que detêm válvulas abrem por longos períodos, melhorando o poder high-end. O sistema foi implementado em motores simples e dupla em cima.
I-VTEC
i-VTEC (Intelligent Variable Valve Timing and Lift Electronic Control) foi introduzido em 2002 para o mercado norte-americano. O sistema i-VTEC acrescentou controle adicional para válvulas de admissão em níveis baixo e médio de aceleração, melhorando assim a low-end e parciais resposta do acelerador do motor. Assim, o sistema i-VTEC oferece todos os benefícios de high-end de energia do acelerador aberto do projeto VTEC tradicional, proporcionando um melhor funcionamento do motor em baixas e parcial do acelerador.
Melhorias Motor e específicos Perfis i-VTEC
O sistema i-VTEC foi implementado em mais moderno motor da série K, ao contrário do sistema VTEC dos mais velhos motores da série B. Existe um sistema de i-VTEC desempenho, e um sistema de i-VTEC economia. A variante de desempenho permitiu três ressaltos por cilindro, tanto para admissão e escape, enquanto a economia do sistema i-VTEC possui apenas dois lobos no came de admissão e sem controle de VTEC na câmara de escape. A versão desempenho resultou em um 40 cavalos de potência adicional nos motores da série K. Contínuo esforço
AVTEC
da Honda para melhorar a fórmula básica VTEC continua com a AVTEC (Variable avançada Válvulas e Vida Electronic Control), sistema anunciado pela primeira vez em 2006. Enquanto a Honda não cumpriu a meta inicial de liberação de AVTEC até 2009, o sistema continua em desenvolvimento. AVTEC combina controle de fase continuamente variável com o sistema i-VTEC. Honda estima que o sistema irá resultar em um aumento de 13 por cento no consumo de combustível.