O automóvel americano está em produção há mais de 110 anos. Durante o início da década de 1900, havia mais de 500 fabricantes de automóveis e em 1908 mais de 300 desses fabricantes tinham ido à falência. Os automóveis produzidos 1897-1910 incluiu três tipos distintos que podem ser alimentados por baterias, vapor ou gasolina. The Electric Car
Em 1900, o carro elétrico superou todos os outros carros fabricados nos Estados Unidos. A Baker Vehicle Company produziu um dos carros elétricos mais notáveis 1899-1916. William Baker projetou seu carro elétrico usando baterias alcalinas recém-inventado por Thomas A. Edison. Thomas Edison ficou tão impressionado com o carro, ele se tornou um dos primeiros proprietários em 1902. O carro elétrico Baker poderia produzir velocidades de até 25 quilômetros por hora e uma gama de até 50 milhas. O carro elétrico é silencioso e fácil de operar, o que tornou muito popular com as mulheres. Um carro especialmente equipado Baker elétrico conhecido como "Baker Torpedo" alcançado velocidades de mais de 75 mph.
Vapor Car
No início de 1900, havia mais de 125 carro a vapor fabricantes nos Estados Unidos. Freelan e Francis Stanley apresentou um projeto muito bem sucedido carro a vapor em 1897. Cerca de 200 pedidos foram colocados logo que o carro foi apresentado ao público. O Steamer Stanley era popular entre os ricos e carinhosamente ficou conhecido como o "Bule Voador". A demanda para o carro cresceu entre os muito ricos, pois foi tranqüila e mais poderoso do que qualquer carro disponível naquele momento.
Inovação
Um interesse renovado no carro a vapor surgiu após Abner Doble inventou um novo tipo de queimador de óleo que produziu rapidamente vapor. Não mais que o motorista de um carro movido a vapor tem que esperar 20 minutos para uma chama para produzir energia a vapor suficiente para operar o carro. Os irmãos Stanley produziu mais de 11 mil carros durante o seu ciclo de produção de 25 anos.
Arranque eléctrico
Até 1912 os automóveis movidos a gasolina tinha que ser manivela para iniciar o motor. Foi um processo sujo e perigoso, que se não for feito corretamente resultou em mãos quebradas e braços. A invenção do motor de arranque por Charles Kettering, em 1912 resolveu este problema. Carros movidos a gasolina, que foram equipados com entradas elétrica custo metade do que carros elétricos e movidos a vapor. A diferença de preço entre os três tipos de automóveis significou o fim para os carros elétricos e vapor. A Baker Vehicle Company fechou suas portas em 1916 e Stanley Steamer fechou sua linha de montagem em 1924.
A gasolina do carro
Em 1893 Charles e Frank Duryea construiu o primeiro norte-americano automóvel em Springfield, Massachusetts. Os irmãos Duryea ofereceu o seu primeiro carro para a venda em 1897. Ransome E. Olds (1864-1950) inventou a primeira linha de montagem de automóveis e produziu 425 dos "Olds Curved Dash", em 1901. De 1901-1904 Olds produziu mais carros do que qualquer outro na América. Henry Ford (1863-1947) introduziu o Ford Modelo T, em 1908, e mais tarde reduziu seu preço, de forma que qualquer homem em sua fábrica de montagem pode dar ao luxo de comprar o carro. Registos de veículos subiu de 8.000 carros em 1900 para 469 mil carros registrados em 1910.
Futuro Transporte
Hoje, o carro movido a gasolina continua a ser a força dominante na indústria automobilística. O carro elétrico renovou o interesse por causa da oferta de gasolina eo aumento dos custos, além do benefício adicional de zero emissões. Melhorias de amanhã na tecnologia de bateria de carro elétrico e uma rede elétrica nacional atualizado poderia mais uma vez produzir um carro elétrico para atender as necessidades de transporte do futuro.