Um pássaro mítico considerado por alguns índios norte-americanos para trazer trovão --- o thunderbird --- encontrou seu caminho para o mercado de automóveis americano, quando foi escolhido como o nome de um modelo fabricado pela Ford Motor Co. O primeiro Thunderbird, o modelo 1955, na verdade saiu da linha de montagem em outubro de 1954, vários meses antes do previsto, devido à alta demanda. Este modelo persistiu por várias gerações até 2005. Conceição e Marketing
Ford Motor Company fabricou o Thunderbird após a Segunda Guerra Mundial, em resposta à crescente demanda por carros esporte. Em vez de comercializá-lo para competir contra o Chevrolet Corvette, no entanto, o carro da empresa posicionou o Thunderbird como um carro de luxo pessoal. O Thunderbird 1955 foi o carro de luxo mais vendido da década de 1950.
Criação
Há histórias conflitantes ligados a primórdios do carro. Os homens dado o crédito para a criação do Thunderbird são Lewis Crusoe, a Ford gerente geral da divisão; George Walker, vice-presidente da Ford, Frank Hershey, designer de automóvel, e assistente de Hershey, William Boyer. Uma história indica que a idéia Thunderbird provocou em Paris, durante uma discussão entre Crusoé e Walker sobre um conceito potencial esportivo. Walker teria conversado com Hershey por telefone sobre o assunto, o que levou à conceituação do primeiro '55 Thunderbird
O nome Thunderbird foi originalmente sugerido por um dos designers de automóveis da Ford, Alden Giberson;., Como um prêmio, ele foi dado um terno de US $ 95 a partir de Saks Fifth Avenue.
Serviços
O Thunderbird, também conhecido como o T-bird, estreou no Salão Automóvel de Detroit em 1954. Ele apresentava maçanetas exteriores outras instalações de ponta que não eram padrão em carros americanos do período de tempo, incluindo roll-up janelas e um telhado de todo o tempo. Ford equipado o carro com um motor Mercury 292 polegadas cúbicas V-8 --- disponível em transmissão manual com 192 cavalos de potência e transmissão automática com 198 cavalos de potência.
Projeto
O T-bird foi criado para atrair os americanos ricos. Para fazê-lo sobressair, Ford decorou o carro com uma quantidade considerável de cromo para uma aparência elegante. Ele também veio com estofos que combinava com a cor do carro. Eles estavam disponíveis em cinco cores diferentes --- preto, azul, branco, vermelho e amarelo.
Motor
Um dos direitos de se gabar do carro sobre o Corvette no época era seu motor V-8, que era poderoso e ofereceu uma condução suave. Chevrolet lutava para encaixar o V-8 em seus carros e, eventualmente, cancelou os planos de fazê-lo. No entanto, como um carro mais pesado, o T-bird não poderia competir com o Corvette em manobras e velocidade e focado principalmente no luxo e conforto em seu lugar.
Desempenho de Vendas
No 2.695 dólares, o Thunderbird 1955 foi fixado o preço relativamente mais baixo do que o Corvette, mesmo com melhores instalações. Ford gostava de desempenho de vendas sólido, com mais de 16.000 unidades vendidas no primeiro ano. Ford aproveitou seu sucesso, actualizando o seu olhar ao longo dos anos para se conformar às novas tendências e gostos. O carro ganhou reconhecimento da indústria generalizada, incluindo três Motor Trend "Car of the Year" prêmios.