O Dodge Brothers Company começou em 1900 como uma empresa de fornecimento de peças para a crescente indústria automobilística de Detroit. Em 1914, os irmãos Dodge fez seu primeiro veículo completo, um carro de turismo, chamado de Modelo 30. Esse carro competiu com sucesso de Henry Ford Modelo T. No entanto, Dodge não usar nomes de modelos descritivos para seus carros até 1949, quando lançou o Coronet. Coronet
rodeio introduziu o Coronet, em 1949, como um elegante, top de linha sedan de quatro portas. Durante os anos 1950, o veículo cresceu tanto em tamanho e poder. Em 1954, o Coronet tornou-se o carro oficial ritmo do Indianapolis 500. Em 1956, uma versão do Coronet estava sendo fabricado para o circuito da corrida. Com um polegadas cúbicas do motor V-8 315 Hemi, que produziu 285 cavalos de potência, este modelo era uma máquina formidável que poderia ir de zero a cem em menos de nove segundos. Esta tendência continuou até 1959, quando o nome do Coronet foi aposentado há alguns anos. The Coronet retornou em 1965, mas foi logo partilhar a ribalta com um novo veículo chamado Charger. Com a chegada de novas regulamentações governamentais, a crescente tendência de motores menores eo sucesso do Charger, o Coronet desapareceu na história da indústria automobilística em 1976.
Lancer
contraste com a Coronet de alta potência, Dodge desenvolveu uma linha de carros econômicos, começando com o Lancer. Além disso, verificou-se um carro chamado Coronet-Lancer, que foi fabricado a partir de 1955 até 1959, e vendidos juntamente com o Coronet. Muito raro hoje em dia, o Coronet-Lancer veio com um poderoso V-8 Hemi, a grade dianteira extravagante e um interior confortável.
Em 1961, Dodge colocou um econômico sedan de quatro portas, conhecido por seu muito durável motor chamado de "viés e seis." O Lancer sinalizou entrada da Dodge no mercado de compactos, para este carro competiu muito bem com o Plymouth Valiant, que tinha o mesmo motor sob o capô. A inclinação e seis foi construído com seis cilindros em uma fila, mas eles foram colocados em um pequeno ângulo em vez de na posição vertical normal, daí o nome. Depois de dois anos de fabricação, o Lancer foi interrompido. No entanto, o Dart, que apareceu pela primeira vez in1960, continuou o projeto de seis inclinação por mais 14 anos.
Charger
Embora apresentado em 1964, o Dodge Charger não estava disponível até 1966. Ainda assim, este desportivo, de alta potência duas portas se tornou uma das grandes histórias de sucesso da empresa, tanto dentro como fora da pista. Seu sucesso na pista começou com o Fastback veículos de duas portas, de 1966 e 1967. O carregador cedo ganhou inúmeros prêmios NASCAR e raças. No entanto, as vendas de carregadores convencionais eram lentos até que algumas mudanças no projeto foram feitas para o 1968, on-the-road do modelo, resultando em um item de hot-venda. Algumas das mudanças mais populares incluem o desenvolvimento de alguns motores muito potentes, incluindo o 440 Magnum, junto com modificações na inclinação traseiro e grade frontal. Fabricado até 1978, esses antigos carregadores com corpos originais B são itens de colecionador hoje.