O Studebaker Avanti teve uma vida curta, mas que deixou uma marca indelével na indústria automotiva. O carro foi lançado na primavera de 1962 e interrompido em dezembro de 1963, depois de 1.964 modelos tinha sido liberado. Ele tinha um corpo de fibra de vidro e um motor V-8, com um design radical e reivindicou o carro mais rápido da produção nos Estados Unidos. Números
Não muitos Avantis estão por aí hoje porque apenas cerca de 5.000 foram produzidos. Problemas de produção diminuiu entrega de potencial de vendas. Isso, combinado com o seu design incomum, manteve-o de ser mais bem sucedido. Studebaker encerrou no final de 1963.
O carro foi levado às pressas para a produção. A Studebaker Lark foi usado como o chassis, e um corpo de fibra de vidro foi construída como a empresa procurou maneiras de manter as despesas para baixo.
O Avanti custar 4445 dólares novo e só estava disponível como um cupê de duas portas. Motores super-carregada e outras opções de custo extra. A totalmente equipada super-carregada Avanti foi de cerca de US $ 5.000.
Motor
Foi utilizado o padrão motor Studebaker 289, mas feito em um motor de alta performance com oito cilindros e cams válvula na cabeça. Ele também tinha um carburador e pesados, bateria e distribuidora de quatro cilindros que ajudou com o poder.
Racing Star Andy Granetelli desenvolveu um motor de 304 fora do 289 que tinha uma velocidade máxima de 171 mph e quebrou vários velocidade registros.
O motor básico era o R1. O R2 é o mesmo motor com um super-carregador acrescentou. Os R3 foi o motor Granetelli que colocar para fora cerca de 500 cavalos de potência. Apenas nove dos que foram feitas.
A transmissão manual de quatro marchas era padrão, e uma automática de três marchas era opcional. O Avanti tinha um tanque de combustível de 21 litros e uma média de 14 milhas por galão.
Projeto
O Avanti foi projetado para ser aerodinâmico com a sua "garrafa de Coca-Cola "styling. Foi chamada que, devido à forma do corpo do carro. O carro tinha um corpo de fibra de vidro reforçado com pára-choques de aço. Ele tinha um grande vidro traseiro, vidros fumados, e wrap-around luzes traseiras.
Opções incluídos ar-condicionado, mas não no motor sobrealimentado. Cintos de segurança traseiros eram opcionais, assim como um rádio de botão de pressão, limpa pára-brisas de duas velocidades e tubos de escape especiais.
O Avanti foi o primeiro carro americano com freios de disco dianteiros e um built-in roll bar. O carro veio com barras de tração e barras estabilizadoras para dar-lhe um melhor tratamento.
Interior
O interior tinha muitos recursos padrão, como um traço acolchoada, frente assentos, três cinzeiros, um porta-luvas e um saco de cosmética com espelho pop-up.
O velocímetro lê 140 mph como velocidade máxima. Mostradores no painel eram pretos com letras brancas, que incluiu um tacômetro, relógio e medidor de vácuo.
O tronco era acessível a partir de dentro do carro.