Durante os anos 1950, os americanos apreciado inovações em diversas áreas de tecnologia, incluindo a introdução de carros novos a partir de grandes empresas de automóveis. O Thunderbird é um novo carro de luxo oferecidos pela Ford durante esta década, enquanto a mais feroz concorrente da Ford, Chevrolet, iniciou a sua produção da série esporte Corvette. Todo o tempo, Chrysler continuou a melhorar sua série de carro carro-chefe, a New Yorker. A década de 1950 também viu o advento de transmissões automáticas, vidros elétricos e motores V-8. Ford Thunderbird
Em 1955, a Ford Motor Company lançou a primeira geração de Thunderbirds, carros de dois lugares, com a aparência de carros esportivos. No entanto, este carro tinha comodidades de carro de luxo, tais como transmissão automática, janelas roll-up e poder assentos de quatro vias. Mais de 16 mil Thunderbirds foram vendidos em seu ano inaugural. A primeira geração do Ford Thunderbirds foram fabricados a partir de 1955 até 1957. Estes carros tinham uma largura entre eixos de 102 polegadas. O motor do Ford Thunderbird, um Y-Bloco V-8, foi semelhante ao de Ford Mercury, que também estava a ser fabricado, durante este período. O modelo da Ford Thunderbird 1957 foi conhecida por suas tailfins traseiras e tinha um motor de 245 cavalos de potência.
Chevrolet Corvette
A empresa sediada em Americana, Chevrolet, fabricado a primeira geração de Corvettes 1953-1962. Estes carros esportivos foram observadas por ser conversíveis. Os modelos anteriores tinha aletas na parte traseira do carro e revestimentos de cromo no lado do carro. O motor do Corvette modelo 1953 foi um I6 235, enquanto o modelo em 1959, tinha um motor V-8 283. Além disso, o modelo 1959 apresenta o "T", com a alavanca de bloqueio inverso. No entanto, o final dos modelos Corvette caiu o recurso barbatana caudal e revestimento de cromo. Outras características da nota de 1950 Corvettes incluem a adição de janelas de poder e capota conversível hidráulico no modelo de 1956, enquanto a transmissão manual de quatro velocidades foi criado em 1957.
Chrysler New Yorker
Chrysler apresentou a segunda e terceira geração de sua linha de automóveis New Yorker em 1950. Durante sua produção dos anos 1950, a New Yorker foi considerado o carro premium da marca Chrysler. A segunda geração do New Yorkers durou entre 1949 e 1954. O 1949 e 1950 os nova-iorquinos foram os dois primeiros modelos de automóveis após a Segunda Guerra Mundial que a Chrysler fez mudanças significativas na aparência de seus carros. Quase todos os modelos da segunda geração nova-iorquinos tinham motores V-8, que transitaram para a terceira geração de nova-iorquinos. Durante a terceira geração, a Chrysler mudou o nome de New Yorker a New Yorker Deluxe. Modelos em segunda e terceira gerações oferecido conversível ou hard-top nova-iorquinos. Chrysler descontinuou a linha New Yorker, em 1996, após o final de sua 11 ª geração.