The Society of Automotive Engineers (SAE) foi originalmente formada em 1905, em resposta a uma necessidade crescente para a padronização de práticas de engenharia, bem como a troca de idéias entre aqueles na indústria automobilística. Enquanto SAE originalmente significava "Society of Automobile Engineers", a organização cresceu rapidamente para incluir engenheiros da outra área, incluindo o trator e as indústrias de avião, e no meio inicial na SAE foi mudado para "Automotive", um termo inventado por um membro da SAE . Hoje SAE define os padrões de engenharia e fabricação de todos os tipos de dispositivos automotivos, dos motores a jato aos faróis da motocicleta. Embora a SAE não é um órgão, esses padrões podem ser usados como regras por fabricantes específicos. Aerospace
Devido ao fato de que os aviões normalmente contêm componentes mais complicados do que os veículos terrestres, SAE contém mais normas e regulamentos para a engenharia, testes e reparos de dispositivos dentro da indústria aeroespacial do que qualquer outra indústria. SAE tem milhares de normas aeroespaciais que abrangem quase todos os aspectos da engenharia de avião, incluindo chassis, combustíveis, cockpits, camarotes, propulsão, aviônicos e ergonomia. A maioria das normas envolvem peças, componentes e materiais específicos e individuais. Algumas normas específicas incluem "Procedimento para o cálculo das emissões de aeronaves", "resistência à colisão do trem de pouso de design", "eletrônicos de controle do motor Especificações e Normas" e "Identificação de métodos de marcação".
Não comerciais veículos terrestres
A segunda maior categoria de normas SAE abrange os veículos não-comerciais de terra --- na maioria das vezes automóveis, mas também motocicletas, motos e outros veículos acoplados terra não comercial - les. Normas nesta categoria também abranger todos os tipos de categorias específicas, incluindo interiores, durabilidade, eletrônica e design do corpo. Exemplos de alguns padrões reais incluem "Prática Recomendada para Identificação de caminhão e trator padronizado Circuitos Elétricos", "Laboratório de Speed Test Procedure para Light Truck Tires", "Referência uniforme e Diretrizes dimensionais para Reparação de Colisão" e "Procedimentos de Teste de motor hidráulico."
Terrestre Comercial Veículos para venda
Um dos menores categoria de normas publicadas pela SAE, ainda existem algumas centenas, envolvendo veículos comerciais, como ônibus, trator- reboques, varredores de rua e os equipamentos de registro. Estas normas abrangem categorias semelhantes, como os padrões não-comerciais de veículos terrestres. No entanto, muitos deles também envolvem a segurança adicional e os conhecimentos necessários na fabricação e operação dos veículos comerciais maiores e mais especializadas. Algumas normas específicas incluem "Sistemas Limpa pára-brisas - Caminhões, ônibus e veículos multiuso", "Kingpin limites de desgaste - Reboques comerciais e semi-reboques" e "Heavy-Duty Conector elétrico do Padrão de Desempenho"
. Embarcações
De longe o menor conjunto de normas criadas pela SAE, os padrões de embarcações são realmente misturados com os veículos terrestres no site da SAE. Também a maioria deles envolvem motos. No entanto, existem padrões aleatórios para outra embarcação. Algumas normas específicas embarcações SAE incluem "Capacidades Direção Off acelerador de motos de água", "Sistemas de navio e do equipamento - Fixação de Threads -. Inspeção, Teste e Requisitos de Instalação" e "Medição de velocidade máxima de motos de água"