A década de 1990 trouxe uma mudança radical na maneira como os carros foram produzidos e vendidos ao público em geral. Os fabricantes de automóveis começaram a criar linhas de luxo, inaugurou em empresas como Lexus e Infiniti. Novos modelos de veículos clássicos como o Mustang e Volkswagen Bug foram produzidos para capitalizar a nostalgia comprador. Enquanto isso, o veículo utilitário esportivo começou a dominar o mercado de automóveis, substituindo a perua ea minivan como o go-to para famílias com crianças. Sports Utility Vehicles
o impacto do veículo utilitário esportivo na década de 90 não pode ser subestimado. Seu tamanho e fator "cool" levou a que superando a minivan e da estação como o topo do veículo para as famílias. Ele pegou com o Ford Explorer. Introduzido em março de 1990, o explorador de quatro portas superou projeções modestas da Ford, logo se tornando um dos veículos mais populares da empresa. Um modelo de segunda geração foi introduzida em 1995, adicionando uma variedade de atualizações para o Explorer.
Com o sucesso do Ford Explorer vieram outros tipos de SUV de empresas rivais. Toyota atualizou seu modelo 4Runner, transformando-o de um estilo de caminhonete em um SUV de quatro portas para competir com o Explorer. O quatro portas Nissan Pathfinder foi introduzido em 1990 para competir com o Ford Explorer, enquanto o Grand Cherokee modelo de Jeep, uma versão melhorada do Cherokee, foi introduzido em 1993.
Return of the
Classics
carros clássicos da década de 1960 viu um ressurgimento nos anos 90. Ford introduziu seu Mustang de quarta geração em 1995, a adição de elementos de sua era cedo para o projeto enquanto se move para longe do olhar desajeitado de seus modelos de terceira geração. Como sua primeira reformulação em 15 anos, viu o Ford Mustang aumento em popularidade com ramificações em edição limitada, como o Cobra vendo a atenção dos entusiastas do carro.
Enquanto isso, a Chevrolet reintroduziu seu Camaro em 1993, com um retorno às características que definido o primeiro modelo de geração de 1967. Usando uma plataforma nova e melhorada F-corpo, o Camaro viu as vendas decentes até que afundou lentamente em declínio. Em 2002, a quarta geração Camaro será produzido pelo Chevrolet.
Usando comprador saudade carro como um ponto de venda, a Volkswagen trouxe de volta o Beetle. Considerado o New Beetle, ele foi projetado com um visual retro. Foi introduzido em 1997 e continuou a ser produzido bem para a próxima década, quando foi descontinuada em 2010.
Linhas de luxo
veículos de luxo
começou a ser fabricado em abundância. Empresas como a Lexus, de propriedade da Toyota, começou a apresentar vários modelos nos anos 90, pegando com os consumidores, uma vez que expandiu a sua linha de carros. Em 1990, sozinho, Lexus vendeu mais de 65 mil modelos nos Estados Unidos, todos, mas garantindo a sua posição no mercado de automóveis americano. Esta posição foi marcada por uma linha contínua de automóveis de qualidade misturados com excelente serviço ao cliente. Logo, outros fabricantes de automóveis começaram a inserir sua própria linha de luxo. Nissan trouxe a linha de luxo Infiniti, enquanto a Honda aumentou a produção da linha Acura.