A Depressão da década de 1930 causou estragos na indústria automotiva, com muitas montadoras fusão ou não. No entanto, a década de 1930 foi também uma década de inovação, com o desenvolvimento de motores supercharged multi-cilindros, freios hidráulicos nas quatro rodas e aquecedores. Arquitetura Art Deco fortemente influenciado estilo automotivo, e se transformou no final da década de design industrial com linhas arrojadas limpas fortes e faróis integrados. Ford, Chrysler e General Motors reinou supremo, mas independentes Nash e Studebaker recebeu um forte apoio. Luxo
Como se as montadoras estavam indiferentes à crise econômica que varreu o mundo no início de 1929, carros de luxo foram ainda produzidos em grande número. Duesenberg, Auburn, Cord e Cadillac experimentou com motores com 12 e 16 cilindros. Duesenberg, Auburn Cord e empregados coachbuilders independentes para desenvolvidos corpos torpedo de cauda. O Cordão rebaixado destaque faróis escondidos nos pára-lamas. Cadillac produziu seu primeiro motor V-16, em 1931. O V-16 veio em um sedan, conversível, cupê e Phaeton. O enorme motor V-16 de 452 polegadas cúbicas gerou 185 cavalos de potência. A rara 1935 Duesenberg SJ Walker LaGrande Torpedo Phaeton foi equipado com um 320-cavalo-vapor 419 polegadas cúbicas reta e oito com todos os hidráulicos freios a tambor para poder parar.
Upscale
Buick era o carro de um homem profissional, juntamente com a Oldsmobile e Pontiac menos caro. A partir de 1936 e por meio de 1942, quando a produção parou para a produção de guerra, Buick exibiu um estilo elegante e aerodinâmico. Modelos incluiu o Especial, Roadmaster, Century e Limited. O Roadmaster 1936, por exemplo, sentou-se em um excepcionalmente longa distância entre eixos de 131 polegadas, e mediu 207 centímetros de comprimento e um colossal 70 centímetros de altura. Sob o capô era de 120 horseower, 320 polegadas cúbicas em linha motor de oito cilindros. Chrysler mostrou que a inovação não é necessariamente uma coisa boa. Modelo de fluxo de ar aerodinâmico da Chrysler foi o primeiro automóvel de Detroit-made que foi especificamente aerodinâmico para reduzir a resistência do ar. Seu estilo era de 20 anos à frente de seu tempo e foi um fracasso comercial.
Blue-Collar
DeSoto era uma divisão da Chrysler e foi um esteio na o lineup carro mid-range competindo contra Studebaker, Dodge e Chevrolet. O DeSoto Airstream Série 6, por exemplo, veio em um cupê, cupê com um assento rumble, coupe negócio, sedan e touring Brougham. O DeSoto coupe negócio de final de 1930 contou com um 93 cavalos de potência, 228 polegadas cúbicas em linha reta e seis em uma curta distância entre eixos de 116 polegadas. Mais popular foi o Ford 1934 cupê V-8, que revolucionou o design do motor para combinar robustez compacto com o poder. DeLuxe da Chevrolet e Mestre DeLuxe série foram menores do que os DeSotos, sentado em uma distância entre eixos de 112 polegadas e com um menor de 85 cavalos de potência 216,5 polegadas cúbicas em linha motor de seis cilindros.
Os independentes
Studebaker foi, talvez, a montadora líder independente, mas foi prejudicado na obtenção de uma posição forte no mercado automotivo, porque as suas instalações estavam em South Bend, Indiana, e uma distância considerável de fábricas de aço e fornecedores. No entanto, ele produziu o presidente bem-visto e modelos Commander, e até mesmo o modelo ditador infelizmente nomeado. O seu modelo de baixo custo altamente popular foi o campeão, que estreou em 1939. Foi curto para os padrões da época da Depressão, com uma distância entre eixos de 112 polegadas, e contou com um modesto 78 cavalos de potência, 164,5 polegadas cúbicas em linha seis. A próxima concorrente era o Nash, o pai da American Motors Corporation, com o seu embaixador e modelos Lafayette alimentado por dois seis retas 248 polegadas cúbicas. No outro extremo da faixa de preço foram o Packard de luxo, com seus 120, Super 8 e Doze modelos.