Em janeiro de 1991 uma expedição militar da Otan liderada pelos Estados Unidos executado Operação Tempestade no Deserto, um plano de guerra para expulsar as forças iraquianas do Kuwait. Durante as 100 horas que antecederam a um cessar-fogo final e conclusão final da operação, um número significativo de ativos terrestres norte-americanas, apoiadas por unidades de ar marítimo e, operado de forma colaborativa, e permitiu que o país do Kuwait para retornar ao governo soberano. Abrams M1A1 principal Battle Tank
Depois de uma tentativa frustrada de desenvolver um tanque de batalha principal "conjunta", em colaboração com a Alemanha Ocidental, em 1979, o Exército dos EUA, finalmente decidiu sobre a Chrysler /General Dynamics M1A1 como seu próximo veículo geração, e, posteriormente, rolou a variante para as unidades operacionais em 1980. O veículo oferece alta potência, uma silhueta baixa, blindagem reativa inclinado e, inicialmente, um suave mm furo Geo-estabilizado canhão 105, operado por uma tripulação de quatro pessoas. Durante a Tempestade no Deserto, M1A1 ativos foram colocados por VII Corp, a 1 ª Divisão Blindada ea primeira Força Expedicionária da Marinha.
Bradley M3 Cavalaria Fighting Vehicle (CFV)
alumínio casco BAE M3 CFV foi liberado para o serviço operacional ativo em 1981, depois de superar vários anos no valor de desafios dentro do processo de design /construção. O M3 é o mais fortemente armado irmão do M2 Infantry Fighting Vehicle, originalmente agendado para substituir o Vietnã era M113 Blindada de Transporte de Pessoal. O M3 CFV opera em um papel de scouting, e carrega uma 25 milímetros cadeia-gun, além de armas automáticas 7,62 mm, além de um fio de sistema de mísseis guiados Optical rebocado montado ao lado da torre do veículo. Durante a Tempestade no Deserto, o M3 CFV foi colocado como um caçador /assassino ativo frente à base operacional, principalmente com VII Corp e 1 unidades Divisão Blindada.
Paladin M109 155 milímetros Gun automotriz
O United Defense Paladin M109 155 milímetros arma automotor foi lançado inicialmente para o serviço ativo em 1962, no entanto, o sistema mostrou tal precisão, flexibilidade e utilidade operacional ao longo dos sucessivos 50 anos que é continuam a operar como parte do arsenal dos EUA. A arma automotor levou o M284 --- um obus 155 mm --- ea M2 --- mm de metralhadora antiaérea 12,7. Durante a Tempestade no Deserto, o sistema arma operado como um sistema de computador-guiado, montagem melhoradas capacidades nucleares, biológicos e químicos. Unidades Paladino foram implantados por XVIII Airborne Corp, VII Corp, e 1 ª Divisão de Cavalaria (Reserve). Ele tinha uma velocidade máxima de 40 mph e uma gama de 214 milhas.
M2 Bradley Infantry Fighting Vehicle (IFV)
O M2 Infantry Fighting Vehicle foi desenvolvido especificamente para substituir o M-113 Blindada de Transporte de Pessoal, é um veículo de entrega de infantaria. O valor do M2 sobre o M-113 foi visto principalmente como ele possui melhor armamento e velocidade, embora o veículo não fez muito para proteção pessoal uma vez que o casco foi todo em alumínio e tinham uma tendência a pegar fogo rapidamente se hit. Durante a Tempestade no Deserto, M2s foram atribuídos a todos os principais comandos do Exército, incluindo VII Corp, 1 Divisão Blindada e 1 ª Divisão de Cavalaria (Reserve) unidades.
Aircraft
O estado primário -of-the-art aviões da época era o McDonnell Douglas F/A18 caça multi-função. Esta aeronave foi o primeiro de seu tempo, uma vez que não só poderia entregar munições de precisão quando e onde quer que a tarefa, mas depois de deixar sua carga em um alvo, todo o piloto precisava fazer era repor os sistemas internos do avião, a fim de converter o capacidade F/A18 's bombardeio em uma plataforma incrivelmente eficientes armas de combate, capaz de assumir todos os cantos.
navio Ativos
De uma perspectiva de comando, o USS Blue Ridge ( LCC-9) funcionava como uma central de comunicações e do locus de inteligência para todos baseada no mar tasking, e ao redor, área de atuação do plano de guerra. Este navio foi o carro-chefe da United States Naval Forces Command Central.
De uma perspectiva mais orientada para o combate, o USS Sampson (DDG-10), um míssil teleguiado Adams classe, participaram da Tempestade no Deserto como uma plataforma de mísseis em apoio de várias operações de combate entre Dezembro de 1990 e Março de 1991. O navio foi de 437 metros de comprimento, e carregava um feixe de 47 pés. Seu elogio tripulação contado 24 oficiais e 330 praças fileiras. Seus armamentos cumprimentá incluiu a superfície Tatar Para Sistema de ar, além de realizar o Harpoon míssil anti-navio.