No final de 1940, a demanda reprimida por carros novos foi tão grande após a produção de automóveis civis retomado após a Segunda Guerra Mundial que os americanos iriam comprar nada. The Big Three de Detroit - Ford, Chrysler e General Motors - produzido requentado carros pré-guerra projetados carregadas de cromo. O ano modelo 1950 viu fornecimento apanhar com demanda com 6,6 milhões de veículos novos vendidos. Em 1955, esse número saltou para 7,9 milhões de automóveis novos modelos quando finalmente lançar seus 1940 armadilhas. Ford
Ford beneficiou-se com a demanda por carros novos. Seus modelos mais populares foram o Tudor, Crestliner e Coupe personalizado alimentado por um motor de seis cilindros em linha ou o famoso cabeça chata V-8. O sedan personalizado era o favorito de departamentos de polícia nos Estados Unidos por sua confiabilidade e velocidade. Fords de 1950 caracterizou sua marca registrada fiandeiro grade, o que parecia ser um nariz de bala, eo casaco do século 17 da Ford de armas badging sobre o capô. Em 1955, a Ford respondeu o 1953 Chevrolet Corvette com um menor, mas mais nítida projetada de dois lugares Thunderbird com 292 polegadas cúbicas V-8 sob o capô. O Fairlane 1957 equipado com uma capota rígida retrátil não seria efetivamente copiado por mais de três décadas. Ford tropeçou em 1958 com a sua desastrosa Edsel, com seu "colar de cavalo" deselegante grade, mas recuperou seis anos mais tarde, com os revolucionários 1964 Mustang.
General Motors
Geral Motors produziu o Chevrolet, Buick, Oldsmobile, Pontiac e Cadillac. GM designer-chefe Harley Earl governou o departamento de estilo poleiro que deu o tom para 1950 carros: gigantes cromo-engalanadas em que os avanços da engenharia em termos de segurança e manuseio não conseguiu acompanhar as mudanças de design. GM produziu dois modelos inovadores. O 1955 Chevrolet Bel Air destaque estilo discreto, uso criterioso de cromo e uma polegadas cúbicas "Fire Turbo" motor V-8 265. O Corvette 1953 estreou com um corpo de fibra de vidro, mas alimentado por um motor de seis cilindros em linha reta morna. Chegou a 265 V-8, dois anos depois. O Cadillac Eldorado 1959 caracterizou tailfins tão grande e apontou que colocar qualquer pedestre andando atrás dela em perigo. Igualmente formidável foi o Buick 1959 LeSabre sentado em uma enorme distância entre eixos de 123 polegadas.
Chrysler
Chrysler ofereceu seu econômica Plymouth, mid-range Dodge, o DeSoto upscale e luxo imperial. Pensamento pré-guerra levou a Chrysler, o que dificultou o estilo geral. Enquanto a Ford, GM e Studebaker desenvolveu modelos mais simplificados, Chrysler Presidente KT Keller acredita que os carros devem ser alto o suficiente, como o indigesto 1950 Wayfarer, para acomodar um homem usando um chapéu. Concorrentes da Chrysler martelado a montadora em vendas até que a montadora trouxe a bordo estilista Virgil Exner. Exner introduziu o "Forward Look" com o rebaixado 1956 Chrysler Imperial e da série Chrysler 300. O DeSoto subvalorizado, que cessou a produção em 1960, exibido notável sofisticação de estilo, como o 1955 Firesweep, Firedome e modelos Fireflite que poderia ser equipado com um 350-hp V-8. 383 polegadas cúbicas
Studebaker
The South Bend, Studebaker baseado em Indiana estava sempre à frente de seu tempo em styling e, talvez, o seu melhor exemplo foi o "bullet-nose" 1950 Studebaker Champion futurista com seu wrap-around traseira janela. Sob a supervisão da estilista Raymond Loewy, Studebaker introduziu a 1953 Starliner coupe, a antítese de Detroit auto fazendo com um perfil baixo, linhas limpas e uso mínimo de cromo. O desenho semelhante upscale Poder Hawk e Golden Hawk seguido.