BMW é um dos nomes mais conhecidos quando se trata de carros (e alguns SUVs) que proporcionam um alto nível de desempenho e luxo, com ênfase no envolvimento do condutor e do veículo. A empresa também está ativamente envolvido nas corridas, por isso divisão Motorsports. Além de ser envolvido em corridas, a divisão M da BMW também projetos e engenheiros versões de desempenho de modelos BMW padrão. O M3 é baseado no Série 3 e faz parte da família M de carros, que ao longo dos anos também incluiu o M1, M6, M5, X6M, X5M, Z3 M Coupe e Roadster, Z4 M Coupe e Roadster eo último Além disso, o Série 1 M Coupe. Construído para a faixa
Desde a sua introdução em 1987, o M3 foi BMWs mais intensa carro de rua. A primeira versão foi baseada na plataforma Série 3 E30 e foi alimentado por um motor de quatro cilindros de alta rotação de 192 cavalos de potência que a empresa chamou o S14. O carro E30 M3 rua foi construída para cumprir os requisitos do Grupo A de corrida, o que significava que a BMW teve que construir e vender 5.000 versões de rua legais para se qualificar para competir nesta categoria. BMW Motorsport projetou um carro que poderia ser vendido para uso de rua, mas também facilmente transformado em um carro de corrida. O E30 M3 passou a se tornar o modelo de competição de maior sucesso que a empresa já fez, um recorde que ainda se mantém.
Motores de alta rotação e Esporte Tuned Chassis
One das marcas da divisão Motorsport BMWs são os de alta rotação, motores naturalmente aspirados que produz, e os motores dos vários M3s não são excepção. Os primeiros M3s S14 quatro cilindros foi substituído pelo do M3 E36 3.0 litros S50 e S52 ligeiramente maiores motores de seis cilindros. O E36 M3 foi introduzida em 1994 e foi feito até 1995. Em 2001, a BMW introduziu o E46 M3, o mais poderoso e melhores M3 desempenho ainda. Esta versão foi alimentado pelo S54 3.2 litros, 333 cavalos de potência do motor de seis cilindros. O chassis M3s foi projetado para ser capaz de tirar o máximo proveito do poder extra, com uma altura de passeio inferior, suspensão mais dura, freios melhores e rodas e pneus maiores.
A Era V8
O M3 tem evoluído ao longo dos anos a partir do piloto original de quatro cilindros rua para a versão atual, que é muito mais pesado e mais luxuoso, mas também muito mais poderoso. O atual E90 (versão quatro portas) e E92 (versão cupê) do M3 são ambos alimentado por um V8 de 4.0 litros que põe para fora 414 cavalos de potência. Este V8 acelera a uma incrivelmente alta 8.400 rpm. Como as versões anteriores, o M3 atual é de tração traseira.
Intransigente Desempenho
O M3 não é um carro para todos. Muitos compradores seria mais feliz com um carro como o 335is, que tem turbo de seis cilindros e oferece impressionante, embora não igual, o desempenho por menos dinheiro. A última M3 é caro, com um preço base de $ 55.400, mas também extremamente rápido. Consumo de combustível não é tão grande (20 mpg rodovia) ea manutenção de automóveis M da BMW está mais envolvido do que os carros normais, devido ao maior nível de performance. Mas para os motoristas que prémio de desempenho e envolvimento motorista acima de tudo, o M3 é uma escolha popular.