Ford E-série estreou em 1961, e em novembro de 2011 ainda está em produção. A van é amplamente conhecido como o Econoline. Inicialmente, um compacto, a linha no momento da publicação apresenta apenas vans full-size, que é construído sobre um chassi que também é usado para a produção de picape F-series. O E-Series tem sido a linha de van de tamanho completo best-seller de todos os anos desde 1980, o que representa quase 80 por cento de todas as vendas de van EUA em 2010. Gerações E-Series
Baseado no compacto Ford Falcon, a primeira encarnação da E-série foi produzida 1961-1967. A segunda geração, disponível 1968-1974, inaugurou novas filosofias surpreendentes e foi um divisor de águas para os fabricantes e os compradores também. A série III foi feito entre 1975 e 1991 eo projeto de geração de quatro, que o substituiu em 1992, ainda está em produção. O E-150 é o mais leve-duty Series IV oferecido, seguido pelo E-250 e E-350 modelos. O corpo normal possui 236 pés cúbicos de espaço interior, ea versão corpo estendido 275 pés cúbicos.
Series II Design Innovation
Com a introdução da série II, Ford fez uma mudança crucial que levou ao seu domínio desde a plataforma do motor-home C-Class, que trocou o motor para a frente de entre o motorista e do passageiro assentos para um local quase que totalmente para a frente da corrida. Isto resultou no Big Three - Chrysler, General Motors e Ford - tudo a supressão gradual das vans flat-nariz que haviam dominado as décadas anteriores, inaugurando as vans com capuzes curtas que ainda são a norma hoje
Outros fatores de identificação
A Série II também foi revolucionário em que ele foi construído com componentes de caminhão completo, ao invés de se basear em um carro compacto. O 1968 também introduziu uma suspensão dianteira I-Beam Gêmea, um projeto que se manteve padrão em todos os veículos da série E até o momento. A série II viu o veículo oferecido pela primeira vez com a opção V8.
The Future
Uma edição especial do 50 º aniversário foi produzido para o ano modelo 2011, mas a marca é improvável que ganhar mais nenhum prêmio para a longevidade: O E-Series tem sido eclipsado pelo sucesso do Ford Transit fabricado em e para a Europa, que está previsto para substituir o Econoline em 2014. Há rumores de que a produção é reduzida as vans não estará mais disponível para compra individual, mas será vendido apenas para os consumidores de frotas e empresas que modificá-los em suas inúmeras encarnações, um processo adequadamente chamado de "upfitting", como RVs , microônibus e transporte para o aeroporto.